A pirâmide alimentar é uma figura feita para nos ajudar a saber qual a proporção correta de ingestão de cada grupo de alimentos. A pirâmide foi desenvolvida pelo departamento de agricultura dos Estados Unidos em 1992 e com ela pode-se concluir algumas verdades.
- O organismo do ser humano necessita ingerir diferentes nutrientes de alimentos diversificados;
- É preciso controlar a quantidade dos alimentos a fim de regular o peso;
- O consumo de açúcar, óleos e gorduras deve ser moderado.
A melhor forma de representar essas e outras verdades é pela forma da pirâmide, onde a base por ser mais larga encontra-se os alimentos que devem ser ingeridos em uma quantidade maior e no topo da pirâmide por ser mais estreito encontra-se os alimentos que devem ser ingeridos em menor quantidade.
Agora vamos falar dos grupos de alimentos presentes na pirâmide.
Alimentos Energéticos
A base é dominada pelos alimentos energéticos, ou seja, grandes fontes de carboidrato que garantem mais energia para nosso corpo e dia a dia. Aqui encontramos, pães, arroz, massas e cereais.
Esses alimentos também possuem fibras e vitaminas do complexo B, são muito importantes para a manutenção do nosso organismo, não é a toa que estão na parte mais larga da pirâmide, ou seja, devem ser consumidos em quantidades maiores!
Alimentos Reguladores
O segundo nível da pirâmide é composto por alimentos considerados reguladores, são eles: legumes, verduras e frutas, muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Além disso, esses alimentos são compostos por uma boa quantidade de vitaminas, fibras e minerais muito importantes para o ser humano.
Alimentos Construtores
O terceiro nível da pirâmide é composto por alimentos ricos em proteínas e minerais, chamados de construtores por terem um papel muito importante no desenvolvimento de nosso organismo.
Nesse nível encontramos alimentos como, leite e seus derivados, carnes, peixes, ovos, frango, feijões, ervilhas e etc.
Energéticos Extras
Nessa última fase da pirâmide (topo, menor) encontra-se outras fontes de energia, mas que não devem ser a primeira opção pois o acumulo desses nutrientes pode levar a problemas de saúde como a obesidade. A gordura, também é uma fonte de energia mas deve ser consumida com moderação, dentro desta fase encontra-se os alimentos: óleos, frituras e guloseimas, importante lembrar que você não precisa parar de comer, mas sim reduzir a quantidade.