Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Nutrição Iodo na nutrição

Iodo na nutrição

O iodo é um mineral muito importante no nosso organismo. Os minerais são substâncias que não podem ser assimiladas e bem empregadas pelo nosso organismo, logo eles devem ser obtidos por meio da alimentação. A ausência dos minerais no organismo ocasiona diversos problemas ao equilíbrio corporal.

Os minerais em geral apresentam funções como promover reações enzimáticas, atuar como componentes de moléculas e proporcionar o equilíbrio osmótico. Já o iodo que é um mineral específico participa diretamente da formação dos hormônios tireoidianos, por apresentar esta função ele influencia diversas outras funções do organismo atuando no funcionamento do sistema nervoso, na reprodução humana, atua também no funcionamento da respiração e dos rins.

No caso das mulheres grávidas a quantidade de iodo ingerida deve ser mais elevada em comparação a outras fases da vida, pois a ausência deste mineral no período da gestação pode ocasionar abortos, partos prematuros, defeitos no desenvolvimento físico e mental da criança, dentre diversos outros problemas que podem ser evitados pela presença de iodo no organismo.

A ausência de iodo também pode ocasionar o bócio que se caracteriza pelo aumento da glândula tireoide, problemas no desenvolvimento cerebral, hipotireoidismo que se caracteriza pelo aumento do peso, diminuição do funcionamento da glândula tireoide, fraqueza muscular, sensibilidade ao frio entre outros problemas gerados pela função reduzida da tireoide.

A maior parte do iodo que necessitamos é proveniente da alimentação. No Brasil o sal de cozinha é acrescido de iodo justamente para prevenir os problemas decorrentes de sua deficiência. Alguns alimentos como o sal de cozinha, frutos do mar, ovo cozido entre outros alimentos são boas fontes de iodo.

Vale ressaltar que o hipotireoidismo provocado pela ausência de iodo na alimentação é considerado raro, geralmente esta doença se desenvolve por outros motivos. Como apresentamos, diversos alimentos contêm iodo, portanto sua ausência no organismo não é considerada comum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top