Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Nutrição Nutrientes essenciais na gravidez

Nutrientes essenciais na gravidez

A gestação compreende um período da vida da mulher em que ocorre diversas mudanças fisiológicas para que o organismo possa se adaptar a nova situação. A alimentação da gestante também deverá passar por algumas mudanças que vão depender da antiga alimentação que ela apresentava, pois existem nutrientes essenciais na gravidez, que deverão ser fornecidos ao organismo da gestante para que ela possa obter uma gestação saudável. Não significa dizer que ela deverá comer por dois, como costumamos ouvir por aí, na verdade a mulher quando está gestante precisa ter alguns cuidados com a alimentação e suplementação necessária durante a gravidez.

A alimentação é determinante na qualidade de vida da gestante, já que em casos de excesso de peso corporal, ela poderá desenvolver alguns problemas de saúde durante a gestação, além disso a alimentação da gestante reflete no peso ao nascer da criança, este indicador é muito importante no desenvolvimento infantil.

Nutrientes essenciais na gravidez

Ferro – O ferro é um mineral de extrema importância para o desenvolvimento fetal. Nessa fase é exigida uma oferta maior desse mineral para atender as necessidades do organismo da gestante, dessa forma além de aumentar o consumo dos alimentos fontes de ferro (carne vermelha, vegetais folhosos verdes escuros, leguminosas) na dieta habitual, é necessário que haja uma suplementação desse mineral que deve ser feito com prescrição médica. Mesmo que a gestante apresente um alimentação rica nos alimentos fontes de ferro, ela não consegue atingir as recomendações desse mineral somente pela alimentação, logo quando não há suplementação de ferro é comum que a gestante apresente anemia.

Ácido fólico – O ácido fólico é uma vitamina que é extremamente inicial nos primeiros meses da gravidez que se caracteriza por intenso desenvolvimento fetal, a presença dessa vitamina no organismo é essencial para evitar defeitos no fechamento do tubo neural da criança bem como doenças que surgem mediante a falta do ácido fólico no organismo. É importante que as gestantes sejam orientadas quanto a importância da suplementação de ácido fólico na gravidez, o ideal seria que a mulher iniciasse a suplementação com ácido fólico antes de engravidar, no entanto a maioria das mulheres só sabem que estão grávidas quando estão com mais de um mês de gestação.

Porém nos casos de gravidez planejada a suplementação desse mineral deve ser considerada como uma alternativa eficiente de prevenção de doenças no feto. Essa vitamina pode ser encontrada em folhas verdes, grãos integrais, frutas secas entre outros alimentos.

CálcioO cálcio é um mineral de extrema importância pois está envolvido no crescimento fetal, em casos de alimentação deficiente nesse mineral, o cálcio utilizado pelo feto será retirado das reservas maternas o que mais tarde poderá provocar problemas de saúde na mulher. Alimentos como leite, queijo, iogurte, requeijão constituem boas fontes de cálcio. Outro papel importante do cálcio durante a gravidez, é que ele ajuda a prevenir partos prematuros bem como a depressão pós parto.

Fibras – Um problema muito comum entre gestantes é a constipação intestinal, isso ocorre porque a mulher costuma apresentar o trânsito intestinal mais lento durante a gestação. Uma alimentação rica em fibras e o aumento da ingestão de água é essencial para controlar esse problema, pois eles melhoram os quadros de constipação intestinal. Alimentos integrais bem como as frutas e verduras são boas fontes de fibras, é importante que desde o início da gestação, a mulher apresente uma alimentação rica em fibras e beba muita água, pois a constipação intestinal pode gerar sérios problemas à gestante, como as hemorroidas.

Vitaminas e minerais – Existem algumas vitaminas e minerais que destacamos como mais importantes como é o caso do ferro, no entanto a oferta de todos esses nutrientes deve ser elevada para a manutenção da saúde da gestante. As vitaminas e minerais são encontrados em grande quantidade em frutas, verduras e legumes; eles auxiliam na obtenção das quantidades de nutrientes essenciais para o organismo. Outra opção para a gestante obter a quantidade de vitaminas e minerais necessários a gestação, é através da suplementação que deve ser feita com supervisão médica.

Ômega 3 – O ômega 3 é um ácido graxo essencial que pode ser encontrado em alimentos como peixes, linhaça e frutas oleaginosas. Esse nutriente é importante pois evita a depressão pós parto que atinge muitas mulheres no Brasil, ele também auxilia no combate ao colesterol ruim que pode gerar diversas doenças além de evitar a hipertensão arterial.

Os nutrientes essenciais na gravidez ajudam na manutenção de uma gestação saudável, pois evitam uma série de doenças que podem ser decorrentes da alimentação durante a fase gestacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top