Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Exercícios Físicos,Nutrição Como consumo excessivo de água afeta o exercício físico

Como consumo excessivo de água afeta o exercício físico

Manter-se hidratado durante o exercício físico é algo fundamental, o problema é que muitas pessoas acabam exagerando e ingerindo líquido em excesso, o que as leva a perder uma quantidade significativa de sódio. A perda acontece pela urina e através das glândulas sudoríparas, o que causa uma diminuição drástica na concentração de sódio no sangue.

Essa situação pode levar a hiponatremia, que é a deficiência de sódio no corpo. As principais características da hiponatremia são:

  • Aumento do estômago, caracterizando o inchaço;
  • Dificuldades na coordenação motora;
  • Fraqueza geral;
  • Muito cansaço, sem motivo aparente;
  • Batimento cardíaco acima do normal;
  • Muita dor de cabeça;
  • Muito vômito;
  • O enfermo fica em estado de choque.

A hiponatremia grave pode causar delírios na pessoa, com a diminuição de sua capacidade mental, o que pode levar ao estado de coma. Essas são as consequências de uma deficiência severa nos níveis de sódio do organismo. Lembrando que o sódio participa dos processos de equilíbrio hídrico do corpo, além da distribuição da glicose pelas células e na contração voluntária e involuntária dos músculos.
Quem se exercita muito, deve tomar os seguintes cuidados para não desenvolver o quadro de hiponatremia:

  • Comece a ingerir água por volta dos 15 primeiros minutos de exercício;
  • Agora vá ingerindo água com um intervalo médio de 20 minutos;
  • De acordo com o suor que você expelir durante o exercício, é necessário fazer o consumo de 0,5L até 2L no máximo, no período de uma hora.

Para exercícios muito intensos ou maratonas, o indivíduo deve fazer uma reposição a cada hora de sódio e carboidratos. O atleta deve fazer essa reposição através de bebidas geladas, que devem estar em uma temperatura de 15 a 22 graus.

Preste atenção: Após o execício físico, a reposição de líquidos deve ser mantida, porém com moderação, para que não ocorra a baixa de sódio no organismo. Se o execício físico for muito intenso ou de longa duração, é importante que a pessoa faça a ingestão de bebidas isotônicas ou hipertônicas, para evitar o aparecimento da hiponatremia. Já os líquidos hipotônicos são prescritos para quem apresenta hipertensão arterial.

A desidratação pode trazer muitos problemas, assim como o excesso de água, para a manutenção do equilíbrio hídrico do corpo. Tenha muita cautela na hora de ingerir líquido em demasia na hora de se exercitar, ok?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top