Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Nutrição Cardápio saudável

Cardápio saudável

A necessidade de manutenção de uma boa qualidade de vida é comum a todas as pessoas. E um cuidado especial que elas precisam ter sem dúvida alguma, para que possam atingir esse objetivo é ter bons hábitos alimentares e adotar um cardápio saudável com uma alimentação balanceada e nutritiva. Por isso, a escolha adequada das refeições que serão feitas ao longo do dia deve ser bem criteriosa com receitas saudáveis que ofereçam a quantidade suficiente de nutrientes, para a manutenção de um organismo sempre saudável.

Como se alimentar bem

De acordo com profissionais da área de nutrição e nutrologia se alimentar  bem não é sinonimo de comer muito. Diz-se que a pessoa está bem alimentada quando ela faz uso de um cardápio saudável composto por alimentos os mais variados possíveis para que seu corpo possa receber todos os nutrientes de que necessita.

O mais importante não é o valor energético que cada alimento possui mas sim como eles podem ser combinados para fazer parte de um cardápio saudável, oferecendo ao seus consumidores uma melhor qualidade de vida. Quando a pessoa come muito mas de maneira inadequada com refeições á base de alimentos muito gordurosos ou muito doces podem apresentar  desde o problema de obesidade, até diabetes e aumento da pressão arterial.

Cardápio Saudável

Sugestões para um cardápio saudável

Os especialistas da área de nutrição revelam que o segredo de um cardápio saudável é selecionar alimentos que sejam ricos em nutrientes  que supram as necessidades diárias do organismo humano. Porém no momento da alimentação outros cuidados devem ser tomados, como por exemplo, a escolha do local da alimentação que deve ser  calmo e de preferência livre de barulho.

Outra sugestão para montar um cardápio sempre saudável  é estar sempre variando na hora de escolher as receitas que irão compor esse cardápio. Quanto mais criativo forem os pratos com cores e sabores variados, mais apetite despertará no consumidor. Outros itens importantes que não podem faltar nos cardápios compostos de alimentos saudáveis é utilizar sempre o adoçante ao invés do açúcar, comidas muitos gordurosas ou frituras devem ser evitas e em seu lugar  a pessoa deve consumir carne branca preferencialmente, além de comidas grelhas, assadas ou cozidas.

Toda a gordura e peles de aves, carnes e peixes devem ser retirados para que esses alimentos fiquem mais saudáveis. A alimentação recomendada é aquela à base de  soja ou de derivados de leite desnatado e o cozimento dos legumes deve ser o suficiente  pra deixá-los mais macios devendo-se evitar cozinhá-los em excesso para que  eles  não percam seus principais nutrientes.

Além de manter um cardápio saudável outras medidas descritas por especialistas da área de nutrição são muito importantes para a manutenção da saúde, como por exemplo: Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, pois elas que possuem um alto valor energético; ingerir na medida do possível uma grande quantidade de líquidos( No minimo dois litros) diariamente para manter o organismo sempre hidratado; na hora da alimentação procurar mastigar bem os alimentos.

Alimentos que devem fazer parte de um cardápio saudável

Um cardápio saudável é aquele que tem condições de oferecer às pessoas  os nutrientes adequados à manutenção de um corpo saudável. De acordo com  especialistas da área. Uma boa opção logo na primeira refeição do dia, o café da manhã é a pessoa se alimentar  com muitas frutas, café ou leite sempre com adoçante, queijos brancos ou ricota, comer pão sem o miolo ou então utilizar os pães integrais.

Entre o café e o almoço é aconselhável ingerir alguma fruta ou iogurte desnatado, e no almoço as pessoas devem optar por  alimentos leves e sem muita gordura. No lanche da tarde pode escolher entre uma fruta ou iogurte, no jantar as pessoas  devem seguir  a mesma orientação dada no almoço e para a ceia um bom iogurte misturado a um cereal é uma boa opção.

Vale ressaltar que todos os alimentos aqui sugeridos, se forem adotados pelo leitor, devem ser submetidos a um análise criteriosa de um especialista em nutrição ou nutrologia. A adoção de um cardápio saudável , composto por uma alimentação rica em nutrientes e com alimentos variados deve ser orientada pelo profissional que vai adequar as refeições ideais ao tipo  físico, idade e condições físicas da pessoa, uma vez que que cada organismo humano é único.

Por Salete Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top