Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Nutrição Transtorno compulsivo por comida

Transtorno compulsivo por comida

Muitas pessoas comem de modo demasiado, e às vezes sem fome, porém não consegue parar com a compulsão em ingerir comida. Nesse artigo analisaremos o transtorno compulsivo por comida e suas consequências sobre a mente e o corpo dos indivíduos.

Definição de Transtorno compulsivo por comida

O transtorno compulsivo por comida, às vezes também chamado de dependência alimentar, é caracterizado por um comportamento obsessivo e compulsivo em relação à comida. Os especialistas da área tentam resolver este problema com qualquer modelo de uma modificação de comportamento ou um modelo alimentar que iniba o vício.

Uma pessoa que sofre de transtorno compulsivo por comida se envolve em episódios frequentes de alimentação descontrolada, ou compulsão alimentar, durante os quais eles podem se sentir frenéticos ou fora de controle. Muitas vezes esse consumo exagerado de alimentos dá a eles uma sensação de conforto e bem-estar após a ingestão dos alimentos, porém logo depois esse sentimento é geralmente seguido por culpa e depressão.

Ao contrário de indivíduos com bulimia, os comedores compulsivos não tentam compensar a sua compulsão com comportamentos tais como o jejum, uso de laxantes ou vômitos. Eles tipicamente comem quando não estão com fome. Sua obsessão é demonstrada no modo como eles gastam uma quantidade excessiva de tempo e pensamento dedicados à alimentação, e secretamente planejam ou fantasiam sobre comer sozinho.

Comer compulsivamente geralmente leva ao ganho de peso e obesidade, mas nem todo mundo que é obeso também é um comedor compulsivo. Enquanto comedores compulsivos tendem a ser obesas pessoas, os indivíduos com peso normal ou na média também podem ser afetados.

Além de compulsão alimentar, os comedores compulsivos também podem envolver-se em comportamento durante o qual eles voltam para pegar a comida durante todo o dia.

Estas coisas resultam em geral em um grande número de calorias consumidas, mesmo que as quantidades consumidas de uma só vez possam ser pequenas. Quando um comedor compulsivo come em excesso, pode-se dizer que ele/ela apresenta um transtorno da compulsão alimentar.

Se não for tratada, a compulsão alimentar pode levar a graves condições médicas, incluindo colesterol alto, diabetes, doença cardíaca, hipertensão, apneia do sono e depressão.

Outros efeitos colaterais em longo prazo da doença também incluem doença renal, artrite, deterioração do osso e acidente vascular cerebral. Outros efeitos negativos podem incluir também a quantidade de dinheiro que é desperdiçada em comida e os sentimentos de baixa autoestima que surgem como resultado de compulsão.

Sinais e sintomas da compulsão alimentar

  • A compulsão alimentar se manifesta pelo comportamento de comer descontroladamente, mesmo quando não se está fisicamente com fome;
  • Comer muito mais rapidamente do que o normal;
  • Comer sozinho, devido à vergonha e embaraço;
  • Sentimentos de culpa devido a excessos alimentares;
  • A preocupação com o peso corporal;
  • Oscilações de depressão ou de humor;
  • A consciência de que seus padrões alimentares são anormais;
  • Rápido ganho de peso ou início súbito de obesidade;
  • Diminuição significativamente da mobilidade devido ao ganho de peso;
  • Histórico anterior de alterações de peso;
  • Retirada de atividades por causa de constrangimento sobre o peso;
  • Histórico de muitas diferentes dietas malsucedidas;
  • Comer pouco em público por vergonha, mas mantém um peso corporal elevado;
  • Baixa autoestima e sentimento de necessidade de comer maiores quantidades.

Por Salete Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top