Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Nutrição Alimentação e saúde

Alimentação e saúde

Os especialistas na área de nutrição sempre ressaltam a importância de uma alimentação balanceada e rica de nutrientes para a manutenção de uma boa saúde. Mas como será que as pessoas de uma maneira geral podem viabilizar essa associação entre boa alimentação e saúde? Veremos a seguir:

Alimentos necessários a uma boa alimentação

Os especialistas informam que o corpo humano necessita de macronutrientes que são representados pelos lipídeos, proteínas e carboidratos e os micronutrientes que são os sais mineiras e as vitaminas. Os carboidratos estão presentes de um modo geral em todos os grupos de alimentos com exceção dos óleos, das gorduras e das carnes. Eles são classificados em simples como o mel e os açúcares e complexos que são os carboidratos que constituem os tubérculos, os cereais e as raízes.

Para que as pessoas mantenham uma boa saúde devem reduzir a quantidade ingerida de açúcares simples, pois essas substâncias não são essenciais ao corpo humano que pode adquiri-las através da ingestão dos carboidratos complexos, que representam uma importante fonte energética para os indivíduos, sendo seu consumo recomendado por especialistas algo em torno de seis porções por dia. Para aquelas pessoas que desejam manter um corpo com saúde e querem adotar uma alimentação saudável devem introduzir em seu cardápio refeições compostas de carboidratos complexos e principalmente uma grande quantidade de fibras presentes em determinados alimentos.

Segundo especialistas na área de nutrição a maioria dos alimentos integrais como tubérculos, grãos, legumes, frutas e verduras, por exemplo, possuem uma grande quantidade de fibras que fazem muito bem para o trato intestinal do organismo humano, alem de contribuir com outros benefícios como diminuir possíveis enfermidades do coração.

Alimentação e saúde

Contribuição das fibras para uma alimentação saudável

Os profissionais da área de nutrologia e nutrição são unânimes em afirmar a importância de uma alimentação a base de fibras  para a manutenção da saúde dos indivíduos pois elas contribuem para o bom funcionamento do aparelho digestivo e diminuem o risco de complicações cardíacas.

Quando a pessoa adota um cardápio rico em fibras que contenha alimentos como, por exemplo, vegetais, frutas, legumes que também são fontes de minerais e vitaminas se alimentando com três porções um desses grupos de alimentos de cada por dia esta contribuindo para manter a saúde de seu organismo.

No entanto para potencializar os benefícios desses nutrientes ao corpo humano é aconselhável variar o consumo para que a quantidade de minerais, vitaminas e fibras que cada um oferece ao organismo pode tornar o corpo humano mais resistente ao ataque de microorganismos patogênicos que podem causar infecções.

Vale ressaltar que os legumes e a vitaminas também possuem em sua composição básica substâncias bioativas que são de extrema importância para a saúde dos seres humanos, pois auxiliam na redução dos riscos de patologias do coração, e em alguns casos atuam na diminuição do aparecimento de alguns tipos de tumores malignos.

Atuação de outros nutrientes para a saúde das pessoas

Vamos agora saber um pouco mais como os outros nutrientes como as proteínas, o cálcio, o ferro, e as gorduras podem contribuir de maneira positiva para um organismo saudável. No caso das proteínas que podem ser tanto de origem vegetal (Lentilha, soja, feijão, por exemplo) quanto de animal (Aves, peixes, carnes entre outros) são fontes de energia alem de conterem aminoácidos que são necessários a manutenção de um corpo saudável e do crescimento nos seres humanos.

Já o ferro presente nas carnes principalmente nas vísceras e miúdos de animais é amplamente absorvido pelo organismo humano, enquanto que o cálcio presente nos laticínios constitui uma boa fonte na alimentação consumida pelas pessoas, alem de ser de extrema importância para a formação, manutenção do esqueleto humano prevenindo no futuro doenças como osteoporose que afetam os ossos do corpo humano.

Já a tão temida gordura que muitos associam como sendo responsável pelo aumento de peso nas pessoas podem ser de dois tipos: Gordura saturada presente em alimentos de procedência animal cujo consumo deve ser realizado com moderação; as gorduras instauradas encontrada em óleos vegetais, fontes de ácidos graxos que contribuem para a manutenção do organismo sadio do individuo e as gorduras trans obtidas pela industrialização dos alimentos e que não fazem bem para a saúde das pessoas.

Considerações finais

É importante lembrar que outras atitudes como beber muito líquido durante o dia e praticar atividades físicas, quando combinadas a uma boa alimentação contribuem de maneira eficiente para a manutenção da saúde dos indivíduos.

Por Salete Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top