Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Exercícios Físicos Importância da educação física

Importância da educação física

Fazer um atividade física é fundamental para manter uma boa qualidade de vida. Porém praticar exercidos físicos é um comportamento que deve ser cultivado desde a infância através da educação física, onde o jovem aprende que cuidar de seu corpo é de extrema importância para ter sempre disposição e boa saúde. Cabe aos profissionais especializados nessa área motivar seus alunos para que eles possam adotar a ginástica e os esportes de uma maneira geral, como um hábito prazeroso que deve ser incorporado ao seu estilo de vida.

Educação física no ambiente escolar

O primeiro contato que a criança ou o jovem tem com atividade física vem normalmente do ambiente escolar, pois é lá que eles estudarão os princípios básicos  das diversas atividades físicas e dos esportes de uma maneira geral. Daí a importância do professor de educação física que deve estar capacitado para motivar seus alunos.

O planejamento da aula com o objetivo de atingir determinado objetivo é fundamental, uma vez que ao contrário do que muitos pensam, a educação física não se resume somente  jogar  bola, correr e brincar, muito mais que isso, seu objetivo principal é promover a integração da criança ou jovem com a cultura da dinâmica e movimento corporal, além de transmitir de uma maneira ampla os vários conhecimentos inerentes à saúde das pessoas e sua relação com os exercícios físicos.

Outros conteúdos importantes que devem ser transmitidos aos jovens de acordo com suas faixas etárias e desenvolvimento cognitivo são as variadas modalidades de esportes que existem e suas respectivas regras, para que cada um possa desenvolver seus potenciais além de aprender como ser disciplinado e organizado, pois esses valores podem ser passados na hora em que estão aprendendo alguma atividade física.

Importância da educação física

Importância do professor de educação física

Em todo processo de ensino e aprendizagem a figura do professor é essencial para que haja êxito e os aprendizes possam assimilar de maneira positiva todos os conhecimentos que foram transmitidos. Na educação física não é diferente. Esses educadores devem ser capazes de motivar seus alunos através de aulas interessantes e dinâmicas que estimulem a curiosidade e a vontade de participar dos alunos.

Os conteúdos programáticos da educação física devem ser direcionados para promover além de  desenvolvimento motor a evolução intelectual da criança através da aprendizagem de normas e conceitos básicos das  atividades e dos esportes. A área de atuação do professor de educação física é bastante diversificada e abrange vários tipos de exercícios e atividades que podem ser ensinados aos alunos como por exemplo: A dança, os exercícios de expressão corporal, os jogos competitivos, e os esportes de uma maneira geral.

O professor de educação física deve ser bem criativo para conseguir explorar todo o potencial de seus alunos. O estudo da educação física no Brasil consiste na  atividade física como disciplina acadêmica e nos esportes com a finalidade somente recreativa. Como disciplina escolar a educação física é parte da grade curricular dos ensinos fundamental e médio ensinado nas escolas. A aula de educação física pode proporcionar com seu conhecimento vários beneficios para os jovens uma vez que ela pode ser ensinada em conjunto com os temas morais e intelectuais necessários a boa formação do aluno.

Exemplos de atividades e esportes da educação física

Os especialistas em educação física destacam algumas atividades e alguns esportes muito praticados nas aulas e como devem ser abordados:

  • Atividades de alongamento: O professor de educação física deve transmitir aos alunos a importância da prevenção que o alongamento pode proporcionar nas atividades físicas, bem como orientá-los sobre o modo correto de respirar durante a atividade para potencializar seu efeito;
  • Treino de basquete: O professor deve transmitir aos seus alunos como, onde e quando surgiu o esporte, quem o trouxe para nosso pais e quais as principais regras do basquete;
  • Corrida: O professor deve abordar os benefícios  da corrida e os cuidados que as  pessoas que  correm deve ter com  a hidratação corporal, o condicionamento físico, o uso adequado de roupas e tênis;
  • Natação: Além de ser considerada uma das atividades físicas mais completas, a natação também pode ser utilizada com objetivos terapêuticos e o professor deve transmitir essa informação a seus alunos enfatizando os beneficios da natação e seus principais estilos.

Outros esportes e atividades que são abordados nas aulas de educação física devem sempre servir ao propósito de melhorar o aspecto motor e intelectual dos alunos.

Por Salete Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top