Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Exercícios Físicos Exercícios físicos para as pernas

Exercícios físicos para as pernas

Quando chega a temporada de verão uma parte do corpo das mulheres costuma ficar mais à mostra e por isso mesmo são mais notadas: As pernas. Por isso muitas delas entram nas academias para fazer exercícios físicos específicos para essa parte do corpo. Mas quais serão as atividades que podem contribuir para a manutenção das pernas bem  torneadas e com massa muscular definida?

Preocupação feminina

Manter um organismo sempre saudável com a prática de atividades físicas e uma alimentação balanceada deve ser preocupação de todas as pessoas. No entanto devido a grande importância dada pela sociedade atual aos indivíduos que estão dentro dos padrões considerados belos que incluem um corpo magro e bem definido, muitos indivíduos invadem as academias de ginástica com  a única preocupação de esculpir um  corpo bonito e bem definido.

De acordo com observações dos profissionais da área de educação física dentro dos ambientes reservados à prática de exercícios de musculação, a grande maioria de pessoas do sexo feminino prefere treinos para as pernas, ao contrário do sexo masculino que talvez devido a um problema cultural privilegia o treinamento em outras partes do corpo como braços e costas, ou então realizam somente exercícios considerados mais leves como por exemplo a mesa flexora ou a cadeira extensora que são equipamentos utilizados no treino de musculação.

Exercícios físicos para as pernas

Exercícios físicos que trabalham as pernas

Independente do que  a pessoa deseja trabalhar em seu corpo, as pernas devem sempre  fazer parte desse treinamento. Um exercício que é muito utilizado para se trabalhar essa parte do corpo é o agachamento que segundo especialistas é um dos mais eficazes, a menos que a pessoa que execute esse tipo de atividade  tenha algum problema funcional que o impeça de realizá-lo.

A grande maioria das pessoas não sabem que a prática do exercício de agachamento faz com que o organismo libere  o hormônio e também neurotransmissor chamado adrenalina que é secretado  pelas glândulas suprarrenais presentes no organismo dos seres humanos, e que  agem no sistema nervoso preparando o corpo da pessoa para alerta de alguma situação iminente de perigo fazendo com que o corpo se prepare para um possível esforço físico muito grande.

No exercício de agachamento quando pressionamos nossas pernas para baixo é como se tivéssemos um peso em nossas costas que forçasse o corpo nessa direção. Como todos os seres humanos são dotados de instinto o corpo reage se levantando. Essa resistência é chamada de instinto de sobrevivência que é fundamental para que os indivíduos consigam permanecer vivos no meio ambiente a qual pertencem, De acordo com especialistas a liberação da adrenalina  está diretamente relacionada a um instinto irracional de um mecanismo de defesa para preservação da espécie humana.

Com essa constatação os especialistas reforçam que atividades como agachamento,  além de ser importantes para o grupo de músculos das pernas ainda promove a liberação de um hormônio importante para o organismo do individuo. Alguns profissionais da área recomendam que a série proposta para atividades físicas no começo da semana seja direcionada às pernas, pois se os membros inferiores forem bem trabalhados cerca de cinquenta por cento da musculatura de todo o corpo da pessoa também estará sendo exercitada.

Outra importância de se fazer exercícios para as pernas é se a pessoa conseguir suportar um treino intenso nelas, com certeza estará preparado para trabalhar outros grupos de músculos que são essenciais para a manutenção de um bom condicionamento físico.

Exercícios físicos  propostos para as pernas

Os profissionais da área de educação física  orientam que todas as pessoas deveriam fazer exercícios para as pernas pelo menos uma vez ao dia. Alguns exercícios propostos seriam o agachamento(Que deve ser feito   como se a pessoa estivesse sentando em uma cadeira) ou a utilização de pesos como é realizado na musculação. Outras atividades que são recomendados para exercitar as pernas  são os exercícios aeróbicos, a dança em seu mais diversos ritmos, andar de bicicleta ou simplesmente subir escadas que são atividades que podem ser realizadas pela pessoa independente de estar matriculado em uma academia, bastando para isso que respeite seu condicionamento físico.

Considerações finais

Independente da questão estética, as pernas constituem  grupos musculares muito importantes que devem ser trabalhados pois promovem a liberação de um importante neurotransmissor e hormônio chamado adrenalina. Outro benefício é que quando se exercita as pernas normalmente ocorre  a atuação de cinquenta por cento de outros músculos corporais. Vale ressaltar que toda atividade física deve ter o acompanhamento de  um profissional da área.

Por Salete Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top