Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Exercícios Físicos Atividades físicas para crianças

Atividades físicas para crianças

O período da infância e da adolescência nos seres humanos é a ocasião ideal para incutir-lhes bons hábitos alimentares e conscientizá-los da importância das atividades físicas na promoção de saúde e melhor qualidade de vida. Por isso nesse momento, muitos pais responsáveis ou educadores promovem diversas atividades físicas para as crianças com o objetivo principal de proporcionar-lhes um bom desenvolvimento motor e cognitivo.

Importância das atividades físicas para as crianças

Segundo profissionais especializados em educação infantil, o número de crianças com excesso de peso corporal vem crescendo ao longo do tempo em várias partes do mundo. Por isso a ênfase que se tem dado às atividades para crianças também vem crescendo na mesma proporção na esperança de minimizar esse problema, e a  necessidade de uma vida saudável com a prática de algum tipo de atividade física e  uma dieta alimentar balanceada.

As sociedades modernas  que compõem as grandes metrópoles e utilizam os mais variados equipamentos eletrônicos têm contribuído de uma forma indireta para o sedentarismo de crianças e jovens,  a partir do momento que os estimulam a ficar sentados por um grande período de tempo em frente a computadores ou vídeo games.

Segundo estudos científicos realizados por instituições particulares e governamentais, as crianças sedentárias que não praticam nenhum tipo de atividades físicas apresentam uma maior predisposição a obesidade e até problemas de saúde como por exemplo,aumento de pressão arterial , alta de colesterol e diabetes.

Atividades físicas para crianças

Estímulo precoce  em atividades para crianças

Os especialistas na área de educação física e de desenvolvimento infantil são unânimes em afirmar que quando mais precoce a criança receber um estímulo para praticar atividades maiores benefícios ela terá em sua saúde orgânica e mental, pois além de proporcionar a melhora da coordenação motora das crianças, as atividades físicas oferecem também  a possibilidade da socialização do jovem com seus pares, bem como o aprendizado de normas, regras e disciplina que algumas atividades demandam de seus praticantes.

Os especialistas enfatizam que a prática de esportes deve ser feita por crianças bem pequenas porém, não deve ser estimuladas a competirem uma com as outras e muito menos ser tratada como uma atleta profissional mesmo que ela se sobressaia entre as outras crianças da mesma faixa etária.

Benefícios das atividades  físicas nas crianças

Os benefícios que as atividades físicas proporcionam às crianças e jovens das mais variadas faixas etárias são inúmeros. No entanto, dentre os principais podemos destacar:Controle de peso, evitando problema de obesidade; Melhora da capacidade respiratória; Melhora do sono. A criança e o jovem que praticam atividades físicas normalmente são mais bem-humorados e mais felizes consigo próprios com uma boa autoestima, o que se refletirá com certeza em sua vida de adultos.

Atividades adequadas à faixa etária das crianças

Segundo especialistas na área existem atividades físicas que são específicas para um determinada faixa etária pois as crianças terão mais condições de aproveitar de maneira adequada o que essas atividades poderão lhes proporcionar. Veremos algumas a seguir:
Na faixa etária após os 12 meses  as principais atividades que devem ser propostas para as crianças são as recreativas  ou  a natação, que além de ser um  esporte também apresenta propriedades terapêuticas sendo indicada por muitos profissionais da área de saúde para crianças com problemas no trato respiratório, como bronquites por exemplo parir dos cinco anos de idade, a criança ainda necessita de atividades recreativas, mas de acordo om suas aptidões e coordenação motora pode ser incluído também aulas de ballet.

Na faixa etária de mais de oito anos amplia-se a gama de atividades que as crianças podem fazer como além de atividades recreativas, esportes como futebol, voleibol, basquete, lutas marciais, caminhadas ou corridas leves. Vale a pena lembrar que o alongamento deve ser realizado antes e depois dessas atividades. Quando a criança atinge a faixa etária de dez anos ou mais pode praticar todas as anteriores e ainda participar de circuitos de exercícios leves.

Quando a criança atinge os doze anos de idade e começa a  se transformar em um jovem, pode começar a prática desde que orientada por profissionais especializados  de uma musculação e exercícios com pesos bem leves, para não comprometer seu desenvolvimento físico.

Vale ressaltar que para praticar as atividades as crianças e o jovens devem estar motivadas para tal e, cabe aos seus instrutores promover atividades criativas e que desenvolvam o potencial intelectual além de melhorar a condição física dos jovens praticantes.

Por Salete Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top