Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Toxoplasmose

A toxoplasmose é uma doença causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. É muito comum em animais de estimação, especialmente o gato. Ela pode ser adquirida ou congênita (passada de mãe para filho). A doença não é transmissível pessoa a pessoa.

Causas

O gato é o hospedeiro definitivo do Toxoplasma gondii, já que somente nele acontece a reprodução do protozoário. O gato então produz as fezes contendo os ovos, que podem entrar em contato com os humanos e provocar neles a toxoplasmose.

A transmissão para os humanos também pode ocorrer através da carne mal passada do porco ou do leite de cabra, que tenham os cistos do Toxoplasma gondii.

É imprescindível que as gestantes façam o exame para detectar a doença, pois ela pode causar um aborto e, no recém nascido, pode provocar cegueira, hidrocefalia e problemas neurológicos.

Sintomas

Em alguns casos, a toxoplasmose pode ser assintomática. Mas, a toxoplasmose pode causar danos no músculo do coração e fígado. Quando a enfermidade apresenta sintomas, os mais comuns são:

  • Manchas vermelhas pelo corpo
  • Febre alta
  • Fadiga excessiva
  • Dores e ínguas em todo o corpo
  • Problemas para enxergar, que podem se agravar e causar cegueira

Diagnóstico

É realizado através de exames de sangue específicos.

Tratamento

Depende de cada caso e de como está o sistema imunitário do indivíduo. São três as situações possíveis:

Pessoas com infecção aguda: em alguns casos, não há a necessidade de tratamento. No caso de transfusões de sangue ou no contato com objetos infectados, o tratamento deve ser realizado emergencialmente, para evitar os problemas decorrentes da toxoplasmose.

Em gestantes: é preciso investigar qual é o estágio de contaminação no qual a pessoa está e se o risco de aborto existe. É necessário se tratar o quanto antes e manter vigilância sobre a saúde do feto e verificar qual é a sua situação, para evitar as complicações decorrentes da doença.

Em pessoas com problemas que comprometem o sistema imunológico: quem é portador do vírus HIV, por exemplo, deve usar a medicação em uma dose um pouco mais baixa e mais controlada para não complicar a situação do doente e não interferir na ação dos coquetéis contra a AIDS.

Prevenção

  • A mulher grávida deve evitar o contato com gatos infectados e comer carne crua ou mal cozida durante a gestação, além de jamais se descuidar do pré natal.
  • Lavar sempre as mãos e manter a higiene de seus animais de estimação
  • Não permitir o contato de seu gato com animais suspeitos ou desconhecidos
  • Evite contato com as fezes de gatos. Utilize sempre luvas para fazer a limpeza do ambiente onde o animal vive
  • Não alimentar o gato com carne crua ou mal passada, para evitar que o protozoário encontre seu hospedeiro

Por Danielle Batista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top