Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Úlcera

A úlcera é um termo usado para generalizar os diversos tipos de lesões que podem surgir na pele ou mucosas do corpo humano. Estas lesões causam a exposição do tecido atacado, provocando dor e desconforto.

As úlceras mais comuns são as aftas, que surgem na boca e a úlcera peptídica, que acomete o estômago ou o duodeno, que é extremamente comum nas pessoas mais estressadas.

Sintomas

  • Queimação na região estomacal
  • Náuseas e vômitos
  • Perda de apetite
  • Emagrecimento

Tipos de úlceras

Mucosas: como o próprio nome já diz, a doença afeta as mucosas do organismo. Sejam as externas ( bucal, nasal, ânus, peniana ou vaginal) ou as internas (aparelho respiratório, digestivo, urinário e as do esôfago e estômago).

Cutâneas: são aquelas que aparecem na pele ou no couro cabeludo do indivíduo.

Serosas: são as que atacam as serosas, como o peritônio (que reveste o estomago e o esôfago) e a pleura (serosa que reveste o pulmão).

De origem complexa: são as úlceras que atacam mais de um tecido ou acometem mais de uma parte especifica do organismo. Exemplo: uma grande ferida ou lesão que ataca ao mesmo tempo a mucosa bucal e a pele que fica próxima aos lábios.

Tratamento

É importante que um bom médico diagnostique e trate a úlcera, seja de qual origem ela for. Os tratamentos são diversos e a tecnologia permite o uso de técnicas bastante eficazes para a cura da enfermidade. Dentre eles estão:

  • Curativos simples: são muito usados no tratamento das úlceras de origem cutânea. Sua aplicação é importante para ajudar na cura, uma vez que o próprio organismo tem a capacidade de se regenerar. O curativo é necessário para que a úlcera não sofra contaminações e se complique.
  • Curativos especiais: são curativos, geralmente feitos no hospital ou centro de saúde pelo médico ou enfermeiro. A eficácia é muito alta, porém é necessária a adesão total do paciente.
  • Antibióticos e medicamentos específicos para cada tipo de lesão (úlcera)

Complicações decorrentes da úlcera

As úlceras, se não tratadas, podem causar diversas complicações para o indivíduo. Dentre elas estão:

Hemorragias: o sangramento de uma úlcera é muito comum no estômago e muitas vezes, a hemorragia é o sintoma que leva a pessoa a ir ao médico e descobrir a doença. O problema é quando o sangramento é mais intenso e causa maiores complicações, como as perfurações e/ou obstruções.

Perfurações: acontecem em casos onde as úlceras não são tratadas adequadamente, então a lesão pode se aprofundar e causar a perfuração da parede do órgão afetado (o que ocorre geralmente no duodeno ou no estômago). A perfuração pode causar uma dor muito forte por conta do derramamento do ácido estomacal, o que é uma situação emergencial, necessitando de uma cirurgia.

Por Danielle Batista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top