Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Sarcoma de Kaposi

Sarcoma de Kaposi

Quando as pessoas ouvem falar em Sarcoma de Kaposi sempre associam essa doença ao vírus da AIDS. Na verdade tal pensamento está correto, pois o Sarcoma de Kaposi é um tumor maligno que afeta os vasos sanguíneos em suas camadas mais profundas. Essa enfermidade atinge pessoas com o sistema imunológico baixo, como é o caso de portadores do vírus HIV, sendo extremamente rara em pessoas com  o sistema imunológico intacto.

Atuação do Sarcoma de Kaposi no organismo humano

Segundo profissionais da área de infectologia o sarcoma de kaposi é um tumor que provoca lesões na mucosa intestinal resultando em sangramentos, além de lesões nos gânglios, na pele, nos brônquios e nos pulmões. Os portadores desse tipo de câncer apresenta também na língua, amígdalas, pálpebras, olhos, gengivas e bochechas várias lesões que caracterizam essa doença. De etiologia ainda desconhecida até o presente momento, há uma hipótese levantada pelos cientistas de que o herpesvírus 8 humano poderia estar envolvido no aparecimento do tumor.

O Sarcoma de kaposi pode evoluir no organismo humano de três maneiras diferentes: a primeira delas é quando o paciente apresenta o Sarcoma de Kaposi clássico que é muito raro e afeta mais homens em idade avançada, porém que não apresentam debilidades em seu sistema imunológico; o segundo tipo é considerado o mais agressivo de todos e é chamado Africano ou Endêmico cuja incidência  é maior em jovens da raça negra que vivem na África Equatorial; e o terceiro tipo e o mais conhecido de todos é o que está relacionado com portadores do vírus HIV, com as pessoas que receberam transplantes e com os indivíduos que fazem uso constante de imunossupressores. Nesses casos os pacientes estão com seu sistema imunológico debilitado favorecendo desse modo a evolução do Sarcoma de Kaposi em seu organismo.

Principais manifestações clínicas e diagnóstico da doença

Segundo especialista na área médica os principais sintomas do sarcoma  de Kaposi são as manchas na pele  de cor violáceas, ou avermelhadas que ficam bem evidentes em pessoas de pele branca. Já em indivíduos com pele negra essas manchas ou lesões ficam com cor marrom escuro. Essas lesões se  espalham pelo corpo do paciente e atingem a faringe e  a boca.

Além dessas manifestações clínicas os indivíduos apresentam também edema ou inchaço nas pernas em virtude de retenção hídrica e quando a doença já está em um estágio mais avançado pode surgir complicações mais graves, como por exemplo insuficiência no trato respiratório e sangramentos no aparelho digestivo. O diagnostico é feito pela análise dessas  lesões e através da biopsia e endoscopia.

Tratamento para o Sarcoma de Kaposi

Os profissionais da área médica informam que o tratamento adequado para esse tumor é realizado com fármacos para prevenir ou reduzir o aparecimento de outros vasos sanguíneos, quimioterapia e imunoterapia. Com os portadores do vírus HIV podem ser utilizadas as medicações antirretrovirais para auxiliar na regressão das lesões na pele.

Vale ressaltar que se a pessoa notar alguns desses sintomas deve procurar imediatamente acompanhamento médico.

Por Salete Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top