Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Mal de Parkinson

Mal de Parkinson

O Mal de Parkinson pode ser definido como uma desordem gradual dos movimentos corporais em virtude de uma disfunção dos neurônios  que atuam no comando e são provenientes do córtex para os músculos do corpo. O Mal de Parkinson até o presente momento de etiologia desconhecida é uma enfermidade cerebral degenerativa uma vez que há a morte das células que sintetizam o neurotransmissor chamado dopamina.

De acordo com especialistas o Mal de Parkinson é uma das doenças neurológicas mais comuns na população mundial e costuma afetar indivíduos na faixa etária acima de 55 a 60 anos, porém já houve raros casos de aparecimento do Mal de Parkinson em pessoas mais jovens  na faixa de vinte anos de idade.

Principais sintomas do Mal de Parkinson

De acordo especialistas na área de neurologia as principais manifestações clínicas dos indivíduos acometidos com o Mal de Parkinson são: rigidez muscular, tremores, dificuldade para manter o equilíbrio corporal, para caminhar e em alguns casos até para engolir os alimentos. Vale ressaltar que esses sintomas vão surgindo progressivamente em virtude da morte neuronal que ocorre de maneira gradual ao longo da vida do indivíduo. Além desse sintomas clássicos, outros  podem ser observados como por exemplo:

Bradicinesia (início vagaroso de movimentos), acinesia (diminuição ou perda total dos movimentos corporais), alterações na locomoção, postura inadequada onde a pessoa fica encurvada para frente causando uma instabilidade. As primeiras manifestações clinicas geralmente são notadas  nas extremidades superiores em um lado somente, em virtude da degeneração inicial  que ocorre no cérebro do paciente ser assimétrica.

O diagnóstico clínico  é realizado com base na observação  dos tremores musculares apresentados pelo paciente, que normalmente começam nas mãos e nas pernas sempre do mesmo lado e depois se espalha para os outros membros do corpo. O especialista utiliza os testes de reflexos e os musculares para confirmação diagnóstica. Os exames de tomografia computadorizada do cérebro normalmente não acusa alterações.

Muitos especialistas atualmente alertam para os sintomas cognitivos e emocionais do Mal de Parkinson que por vezes são negligenciados. De acordo com esses profissionais existem alguns distúrbios que estão diretamente relacionados ao Mal de Parkinson como por exemplo, sintomas de depressão e ansiedade, transtornos cognitivos e em casos mais graves demência que se caracteriza por uma falta de interesse e iniciativa para realizar atividades de maneira espontânea; lentidão dos processos de memória e aquisição de conhecimento, entre outros.

Vale ressaltar que quanto mais cedo for realizado o correto diagnóstico melhor será a chance do paciente apresentar uma melhor qualidade de vida.

Tratamento do Mal de Parkinson

Segundo especialistas na área de neurologia alguns antidepressivos podem tornar os sintomas do Mal de Parkinson ainda mais evidentes ou graves. Por isso o aconselhável é um acompanhamento psicoterapêutico realizado  por profissionais de psicologia  com o paciente e se possível com sua família.

Uma opção apontada por alguns seria  estimulação magnética transcraniana (EMT) que é uma técnica  ainda muito cara e portanto inviável para a maioria das pessoas. O tratamento fisioterapêutico é de extrema importância para os portadores do mal de Parkinson para  restaurar o equilíbrio corporal e a coordenação motora.

Por Salete Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top