O Sarampo é uma doença causada pelo vírus Paramyxoviridae, onde provoca uma infecção que chega a afetar vários órgãos do corpo humano principalmente a pele. Esta doença pode ser contagiosa e afeta principalmente crianças menores de 10 anos e em alguns casos afeta também adultos. Os sintomas do sarampo assemelham-se aos de uma gripe, os principais são olhos avermelhados e nariz escorrendo. A forma de contágio é muito rápida e os sintomas aparecem entre sete e dez dias após o contágio.
Sintomas:
- Febres altas
- Tosse
- Medo da luz em contato com os olhos
- Mal-estar
- Manchas brancas no interior da boca
- Conjuntivite
- Manchas avermelhadas na pele
Prevenção:
Não existe uma forma de prevenção certa, a forma mais indicada é a administração da vacina no recém nascido que ajuda a combater o sarampo, a rubéola e a caxumba, nos casos em que o sarampo não apresenta nenhum tipo de complicação a pessoa pode ser curada em quatro dias. Em crianças récem nascidas a vacina é aplicada em duas doses, a primeira dose é com 9 meses e a segunda dose é com um ano e três meses de vida. Algumas formas de prevenção:
- Evitar que crianças coloque objeto de uso não pessoal na boca
- Cubrir a boca ao tossir ou espirrar
- Após tossir lave bem as mãos com água e sabão para eliminar completamente os vírus
- A pessoa que apresente sarampo quando estiver em locais públicos deve utilizar máscaras
Tratamento
Em alguns casos os medicamentos servem basicamente para diminuir a quantidade de vírus existentes no corpo. Os médicos recomendam medidas simples como repouso, banhos mornos, alimentos saudavéis e compressas de água fria para abaixar a febre. É importante tomar bastante líquido para manter o corpo hidratado, já em outros casos são utilizados medicamentos como anti-sarampo que ajuda o corpo a combater o sarampo onde a sua principal função é formar a defesa do corpo humano.
Curiosidades
- Afeta principalmente crianças menores de 10 anos
- Pessoas que tenham sarampo devem manter-se afastadas de outras pessoas para não contamina-lás
- Algumas pessoas apresentam mais chances de obter essa doença como récem nascidos, pessoas que não tomaram a vacina ou que tenham um sistema imunológico enfraquecido
- Esta doença torna-se grave quando atinge grávidas, crianças desnutridas e pessoas que não tenha sido vacinadas quando pequenas