Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Distúrbios e Doenças,Obesidade,Perder Peso Rejeição de obesos à cirurgia de bypass gástrico

Rejeição de obesos à cirurgia de bypass gástrico

Há uma grande quantidade de pessoas que optam por cirurgias como forma de tratamento da obesidade a fim de resolver seus problemas de forma mais prolongada quanto ao seu peso. Enquanto muitas pessoas clamam que esse é o caminho mais fácil, há ainda os que acreditam que a cirurgia bariátrica deve ser substituída por dieta e exercício, ao menos em uma primeira abordagem do tratamento. O fato é que, devido a problemas graves de saúde provenientes do excesso de peso, algumas pessoas não conseguem perder peso pelos métodos não intrusivos, ou os resultados são muito pouco expressivos. Além disso, há pessoas que se encontram em um estágio muito avançado da obesidade ou que a mesma propiciou o desenvolvimento de outras doenças tão graves que precisam de uma solução quase imediata, e uma delas é a cirurgia de bypass gástrico, um dos vários tipos de cirurgia empregados no tratamento da obesidade.

Entretanto, dieta e exercício físico são sempre as melhores maneiras de reduzir o peso de forma saudável, mas se o tempo é realmente escasso e é necessário tomar uma ação rápida, o que deve ser recomendado pelo seu médico, então tal cirurgia pode ser útil. Vale salientar também que quem passa por tal operação e continua a comer alimentos pouco saudáveis acabará ganhando o peso que perdeu outra vez, pois o intuito de tal cirurgia não é facilitar o controle sobre o peso, mas continua sendo indispensável uma atitude mais consciente e pró-ativa da pessoa interessada.

Há quem se recuse à tal cirurgia?

Muitas vezes, mesmo quando suas vidas estão em jogo, as pessoas preferem não fazer a cirurgia para a redução de peso. Enquanto na maioria das vezes as pessoas pensariam que se trata de medo dos efeitos colaterais, às vezes se tratam de motivos, de certa forma, irracionais. Para algumas pessoas, a comida é o único conforto e maneira de lidar com suas emoções, assim sentem medo por não saberem o que fazer sem a capacidade de comer grandes quantidades como “forma de conforto”. A ideia de que terão um cardápio mais restrito (principalmente nas primeiras semanas após a cirurgia) assusta-os e faz com que optem até mesmo por rejeitarem uma cirurgia que, naquelas condições, pode ser a única forma de melhorar suas condições de saúde.

Pode ser triste e difícil de entender, mas aparentemente há pessoas que prefere “comer até a morte”, a ficarem sem suas refeições favoritas por alguns meses. Naturalmente, nem todos os indivíduos acima do peso pensam dessa forma, a rejeição de obesos à cirurgia de bypass gástrico é  uma triste realidade. Entretanto, aqueles que aceitam o tratamento e o realizam, passados alguns meses, percebem que o tratamento de seu problema permitiu-lhes ter uma vida renovada e muito mais saudável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top