Quando se trata de pensar em uma cirurgia para resolver seus problemas quanto à perda de peso, você precisa se certificar de que está colocando muito tempo e energia para encontrar especialistas em cirurgia bariátrica certos para o seu caso. O número de pessoas obesas que se qualificam para tal cirurgia é tão grande que parece que temos uma epidemia de obesidade no país – e é realmente assim que a obesidade está sendo tratada em alguns países em suas campanhas de combate, como uma epidemia. Algumas pessoas que não têm problemas com seu peso e por isso não conseguem entender porque tantas pessoas ganham mais peso do que eles. Às vezes pode-se tratar de uma reação em momentos em que se vivenciam sentimentos negativos, como aqueles que comem muito quando estão angustiados. Enquanto algumas pessoas recorrem ao cigarro para “passar o tempo”, outros o fazem comendo. Enfim, aqueles que estão a comer exageradamente, mesmo que pensem que estão somente “fazendo passar uma sensação ruim”, na verdade estão trazendo um grande problema para suas vidas.
A fim de se certificar de que está tomando a melhor decisão para a sua saúde sobre submeter-se ou não à cirurgia bariátrica é preciso entender que você vai estar em uma montanha russa emocional desde o início. Já é ruim o suficiente que tantas pessoas sofrem de problemas emocionais, mas haverá muito mais problemas para lidar assim que começar a perder seu peso. Mesmo que pensemos que não há nenhuma razão para alguém que deseja perder peso preocupar-se com o pós-operatório, ficaríamos surpresos ao ouvir os fatos reais narrados por um médico especialista. Assim, conversar com um especialista em cirurgias para tratamento da obesidade vai ajudá-lo a entender todas as coisas que você deve esperar que aconteçam com você, nas semanas seguintes.
Como encontrar o melhor cirurgião
Quando se trata de escolher o profissional certo, você deve ter muito cuidado. Simplesmente portar um diploma não o torna automaticamente um grande cirurgião. Afinal de contas, basta ligarmos a televisão para, esporadicamente, vermos notícias sobre pessoas morrendo em mesas de cirurgia devido a inexperiência do profissional responsável ou à falta de infra-estrutura para a realização da cirurgia.
Quando você está à procura de alguém para realizar sua cirurgia você precisa analisar não somente sua formação educacional (graduação, experiência na área, cursos de extensão, etc.) mas também sua experiência com esse tipo de cirurgia bem como o local em que o procedimento cirúrgico ocorre. Verifique se o tal especialista possui quaisquer ações judiciais ou multas contra seus nomes. Mesmo que leve algum trabalho esta é a sua vida em risco e por isso certamente vale a pena!
Além disso, caso você conheça alguém próximo que tenha passado por tal cirurgia pode requerer indicações sobre profissionais. E lembre-se, não é vergonha pergunta, principalmente quando se trata da saúde de seu corpo em jogo!