A ansiedade pode ser uma reação normal na vida de qualquer pessoa, diante de algo que lhe represente um risco desconhecido. Diante de tais situações, seu organismo decide preparar-se para o que está por vir. Mas, o que acontece quando crises de ansiedade intensas desencadeiam-se no ambiente de trabalho?
Quem trabalha em um ambiente estressante sabe muito bem o que é isso. Você já inicia sua jornada de trabalho contando os minutos para “ver-se longe dali”. O trabalho, em vez de ser algo gratificante e prazeroso, passa a ser angustiante e sufocante.
Mas, como evitar que seu ambiente de trabalho torne-se o agente causador de um distúrbio que, hoje, está cada vez mais comum?
Um primeiro passo pode ser planejar antecipadamente a sua rotina de trabalho. Quem se planeja consegue organizar melhor seu tempo de trabalho e, com isso, sofre menos pressão de superiores e colegas.
Um segundo passo envolve a execução de exercícios físicos antes de ir para o trabalho. Ao realizar exercícios físicos, neurotransmissores são liberados pelo seu corpo, que produzem uma sensação de bem-estar. Essa sensação pode ajudá-lo a encarar de forma mais animada sua rotina diária.
E também no trabalho você pode exercitar-se! A cada duas horas, por exemplo, tome dez minutos para realizar um alongamento para as suas costas, pernas, braços, dedos e pescoço. Calma, você não vai sair correndo pelo escritório! Todo esse alongamento ajuda a reduzir a sensação de desconforto que uma possível má postura enquanto sentado pode causar-lhe, bem como a alivia a tensão vivida.
E o terceiro passo é identificar a causa de suas crises de ansiedade e afastar-se dela tanto quanto for possível. Talvez certas conversas de um colega não o agradem ou talvez seja a cobrança de seu chefe referente a um projeto seu atrasado. Identifique qual a causa de seu estresse e busque um jeito de eliminá-la da melhor forma para todos.
Como já fora mencionado, é normal sentirmos ansiedade em nossas vidas. Entretanto, crises de ansiedade mais intensas podem prejudicar seu dia. Se você empregar as dicas aqui apresentadas e mesmo assim não obter o efeito esperado – isto é, caso não consiga controlar suas crises de ansiedade – é melhor procurar acompanhamento profissional, afinal de contas, sua saúde não tem preço!