A pneumonia consiste na inflamação do plumão, que ficam localizados nas duas cavidades da caixa torácica. A pneumonia trata-se de uma inflamação bastante séria e que, se ignorada, pode causar a morte. Um dos principais meio de contágio da pneumonia é pela via respiratória, que vem a ser por meio de microorganismos como vírus e bactérias.
Quando a pessoa contrai a pneomonia, os alvéolos inflamados ficam cheios de secreção (popularmente conhecida como pus), muco e certos tipos de líquidos. A pneumonia afeta pessoas de qualquer idade, mas principalmente idosos e crianças. Muitas pessoas confundem a pneumonia com um gripe, por isso deve-se ficar atento aos sintomas e às formas de tratamentos citadas abaixo.
Principais sintomas
- Tosse
- Vômitos
- Dores musculares
- Falta de apetite
- Febres altas
- Dores na caixa torácica ( quando tosse)
- Mal-estar
- Cansaço
- A respiração se torna rápida ou curta
- Falta de ar
- Calafrios e tremores
- Confusão mental
- Aceleração dos pulsos
Tipos de pneumonia
Existem basicamente dois tipos de pneumonia
- Pneumonia viral
A pneumonia viral como o nome já diz é causada por vírus que causa infecção no plumão. Os sintomas são os mesmos que a pneumonia comum (tosse, falta de ar e cansaço). No caso da pneumonia viral, o tratamento pode ser por meio da utilização de ôxigenio extra (nos casos em que há insuficiência respiratória) bem como o uso de medicamentos (geralmente para baixar a febre bem como combater a inflamação). Os médicos podem também receitar ou indicar uma forma de alimentação adequada para a pneumonia como ingerir alimentos ricos em vitaminas.
- Pneumonia bacteriana
A pneumonia bacteriana pode ser contraída através de certas bactérias, encontradas principalmente em locais abafados ou que permaneceram fechados por muito tempo. Os sintomas são tosse, respiração acelerada, cansaço e perda de apetite. Uma das principais formas de tratamento consiste em saber qual o tipo de bactéria causadora da doença para depois passar os antibióticos. Em casos graves é utilizada a antibioterapia por meio de injeções. Os médicos afirmam que os sintomas desaparecerão após três dias, caso contrário deve-se procurar o médico novamente.
Fatores de riscos da pneumonia
Certos fatores podem aumentar o risco de pneumonia bem como agravar suas consequências. Os principais fatores são:
- O tabagismo
- O alcoolismo
- A idade avançada (em caso de idosos)
- Resfriados que foram mal cuidados
- Mudanças de climáticas
- Ar condicionado (quando sua limpeza é feita de forma irregular)
- Insuficiência cardíaca
- Doenças pulmonares crônicas
Prevenção
- Tome a vacinação corretamente
- Leia atentamente as intruções para manter o ar condicionado limpo
- Não fique exposto a mudanças bruscas de temperatura
- Não exagere no fumo ou álcool
- Não permita que crianças coloque objetos de outras pessoas na boca
- A pessoa que tenha contraído a pneumonia deve utilizar máscaras em local público
- Manter ma dieta em que haja frutas e verduras, que são ricas em vitaminas
Tratamento
Para qualquer tipo da pneumonia o tratamento deve ser a base de repousos e hidratação, não esquecendo que também consiste em realizar dietas a base de frutas e verduras. Em casos mais graves, ou quando for indicado pelo médico, há a necessidade de usar determinados tipos de medicamentos.
Curiosidades
- No Brasil a pneumonia afeta cerca de 2,1 milhões de brasileiros
- Dados informam que 30% das crianças sofrem com a pneumonia
- Em caso da pneumonia bacteriana, 50% dos casos afetam as pessoas com o sistema imunológico baixo, como pessoas idosas
- Atenção: em caso de crianças o tratamento consiste em utilizar nebulizadores, e o uso de antibióticos depende muito da faixa etária da criança