Este artigo é fruto de uma pesquisa na web quanto às principais dicas de corretores especialistas em planos de saúde. São conselhos que podem ajudá-lo na hora de determinar se um plano realmente é bom para você ou não.
Para encontrar um bom plano de saúde é necessário que você mesmo faça toda a pesquisa. Certifique-se de que você conhece a legislação vigente que regula vários aspectos dos planos (por exemplo, quanto a carências, aumentos de preços, etc.) e se você já possui algum outro plano de saúde, procure saber se há descontos para quem migra para um novo plano.
E se você está procurando um plano de saúde individual, talvez para ir uma ou duas vez por ano ao médico, realizar os exames de rotina e poder ir a um bom hospital no caso de uma urgência, você deve consultar os principais planos existentes no mercado. Alguns dos que podemos citar são: Saúde Sulamérica, Planos Unimed, Intermédica, Convênio Amil e Medial Saúde.
E se você já possui um bom plano de saúde e precisará passar por algum procedimento cirúrgico, é importante certificar-se de que o plano realmente cobrirá tudo. Especialistas em planos de saúde comentam que há casos em que pacientes vêem-se com grandes problemas após a cirurgia ao descobrirem que o plano não cobria, por exemplo, os serviços do anestesista. Se você deseja realmente evitar essa dor de cabeça, é interessante até mesmo saber, antes de fechar acordo com um convênio, se eles cobrirão realmente todos os profissionais necessários nesses casos.
Escolha um plano de saúde que realmente encaixe no seu bolso e que cubra suas necessidades. Por exemplo, se você não pode pagar um plano de saúde que inclua a opção de apartamento, tudo bem escolher outro que inclua somente enfermaria, mas é muito importante estar certo de que as especialidades médicas de que você pode necessitar serão cobertas!
Alguns tipos de tratamento ou especialidades médicas podem não ser cobertos pelo plano. Por exemplo, alguns planos podem não cobrir suas despesas com fisioterapeuta ou, se cobrem, não cobrirem determinados tipos de tratamento, como sessões de RPG. Desta forma, antes de escolher um plano, esteja certo de que especialidades e tratamentos que você pode precisar serão realmente cobertas.
E saiba utilizar-se de todos os recursos disponíveis a você – por exemplo, a Internet. A maioria das empresas que oferecem planos de saúde e convênios médicos possuem algum website onde podemos consultar suas opções de planos bem como os preços. Algumas até apresentam um catálogo contendo nomes de médicos conveniados por especialidade, o que é muito bom na hora de escolher um plano que seja aceito em muitos lugares e por muitos profissionais. Use isso a seu favor.
No caso de mulheres que desejam ter um filho, caso desejem utilizar-se de um plano de saúde para cobrir tais gastos, é importante estar atento a todas as condições do mesmo: em alguns planos de saúde, partos somente são cobertos após doze meses da assinatura do contrato, em outras palavras, o plano precisa ser assinado muito antes da decisão de ter um filho! Tomar tal cuidado na hora da escolha do plano pode ser a diferença entre um pré-natal e um parto tranquilo e descobrir no último instante que o plano não cobrirá o pré-natal ou o parto e que todo dinheiro gasto nele terá sido em vão.
Tomando esses cuidados no momento da escolha de seu plano, você poderá ficar mais tranquilo e certo de ter feito uma boa escolha.