Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Como tratar sinusite

Sinusite é um problema de saúde bastante comum e afeta a saúde de seus portadores principalmente quando se encontram em temperaturas mais baixas. Uma explicação rápida sobre a sinusite é que se trata de uma inflamação das mucosas de certas cavidades ósseas que temos em nossa face.

Mas este é um problema permanente? É possível tratá-la? E se sim, como tratar sinusite?

Como ocorre a sinusite

Como já mencionamos anteriormente, nosso crânio apresenta algumas cavidades, principalmente na região frontal, cavidades essas denominadas seios da face. Quando uma inflamação ocorre nessas regiões, as mesmas podem ficar cheias de secreção, quadro clínico conhecido como sinusite. Essas inflamações podem ocorrer devido a alguma alergia ou infecção.

Sintomas da sinusite

Um dos primeiros sintomas da sinusite são dores de cabeça fortes e sensação de “peso”, decorrente do acúmulo de secreção nos seios da face. Além disso, podem ocorrer coriza, sensação de cansaço, tosse, febre e até mesmo dificuldades respiratórias devido à obstrução nasal. Além disso, a secreção nasal pode apresentar-se em tom esverdeado ou em cor escura, similar a sangue.

Já quando a doença atinge um estágio crônico, certos sintomas podem aparecer mais intensamente, enquanto outros podem não surgir, como a febre e as dores nos seios da face, que estão mais presentes na sinusite aguda.

Os sintomas podem tornar-se mais presentes à noite, pois a posição em que dormimos facilita o escoamento da secreção das fossas nasais, o que pode irritar parte do sistema respiratório, levando por exemplo à tosse.

Como tratar sinusite

A melhor forma de tratar os sintomas da sinusite é por meio da diluição da secreção, que torna mais fácil para o organismo expelir a mesma. Isso pode ser feito por meio de um maior consumo de água ao longo do dia bem como uso de alguma medicação composta por solução salina de uso nasal, entretanto é importante que a mesma seja prescrita por um médico e evitada caso o paciente demonstre algum tipo de alergia ou irritação decorrente de seu uso.

Uma outra alternativa é realizar inalações com soro fisiológico, nesse caso é importante que a pessoa tenha sempre em casa um nebulizador. O vapor quente das inalações ajudará o organismo a conseguir expelir as secreções.

Infelizmente, ainda não há uma cura permanente para a sinusite, mas é possível controlar bem seus sintomas e, assim, ter uma vida igual à de qualquer outra pessoa. Vale lembrar, claro, que é importante o acompanhamento médico, principalmente quando os sintomas pioram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top