Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Dicas de saúde Importância da vacinação infantil

Importância da vacinação infantil

A importância da vacinação infantil está no fato de que ela previne uma série de doenças graves que pode levar a criança a morte. As vacinas distribuídas gratuitamente pelos postos de saúde, não são selecionadas aleatoriamente, elas são essenciais para evitar problemas de saúde graves na criança. Algumas vacinas só estão disponíveis na rede particular de saúde, no entanto as principais vacinas podem ser encontradas no serviço público.

Algumas pessoas acreditam que a vacina pode causar a doença na criança e isso não é verdade. A vacina serve para imunizar a criança contra a doença, ela pode ainda provocar algumas reações como dor local e febre, no entanto o seu benefício nem se compara a esse pequeno incômodo. As vacinas são constituídas por microrganismos vivos atenuados causadores da doença, dessa forma o corpo da criança reage criando imunidade contra determinado tipo de doença.

Cada vez mais a introdução de novas vacinas na caderneta de vacinação facilita a prevenção de problemas de saúde. As campanhas devem sempre ser respeitadas, pois elas servem também para atualizar a caderneta quando alguma vacina está atrasada. Algumas pessoas acreditam que a vacinação na rede particular é melhor que a pública, mas isso não é verdade. A única diferença é que o sistema particular de vacinação dispõe de uma maior diversidade de vacinas, dessa forma as que não estão disponíveis na rede pública, podem ser encontradas na particular.

Vacinação e paralisia infantil

A poliomelite (paralisia infantil) é uma doença causada pelo poliovírus, que pode atingir crianças de forma moderada ou grave, em casos mais sérios esse vírus causa a paralisia e a morte. A paralisia infantil é hoje praticamente uma doença erradicada, devido as campanhas anuais feitas em todo o Brasil. Essa vacina é realizada através de duas gotinhas que são disponibilizadas aos pequenos, no entanto o novo programa de vacinação sugere que ela seja injetável em menores de um ano de idade.

Considerações finais

Os pais são os responsáveis diretos pela atualização constante da caderneta de vacinação, mediante a importância da vacinação infantil. Não existe argumentos que justifiquem o atraso ou omissão das vacinas infantis. Quando a vacinação infantil é atrasada, seja na primeira ou segunda dose, a criança fica sem defesa contra os diversos tipos de microrganismos existentes e isso sem dúvida representa um risco a saúde dos pequenos. Os únicos casos em que se pode atrasar as vacinas, é quando a criança se encontra com febre, pneumonia, infecções ou alguma outra doença que afete o sistema imunológico.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top