Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Aspergilose

A aspergilose é o nome dado a uma grande variedade de enfermidades causadas através de infecção por fungos do gênero Aspergillus. As formas mais comuns são a aspergilose bronco pulmonar alérgico, pulmonar aspergiloma e aspergilose invasiva.

A maioria dos seres humanos inala os esporos Aspergillus todos os dias. A aspergilose se desenvolve principalmente em indivíduos que sejam imunodeprimidos, em virtude de doenças ou de drogas imunossupressoras, e é a causa principal de óbito na leucemia aguda e transplante de células estaminais hematopoiéticas.

Sintomas da Aspergilose

Os fungos nos pulmões podem não causar sintomas somente serem descobertos com uma radiografia de tórax, ou pode causar repetidas tosses com emissão de sangue que ocasionalmente são muito graves, podendo até mesmo ser fatais. A infecção invasiva Aspergillus se espalha rapidamente nos pulmões, fazendo muitas vezes com que haja febre, tosse, dor no peito e dificuldade para respirar como sintomas.

A aspergilose que afeta os tecidos mais profundos torna o indivíduo muito doente. Os sintomas incluem febre, calafrios, choque, delírio e coágulos sanguíneos. O paciente pode desenvolver insuficiência renal, insuficiência hepática (causando icterícia), e dificuldades respiratórias. O óbito pode ocorrer rapidamente.

A aspergilose do canal auditivo provoca coceira e ocasionalmente dor. A aspergilose dos seios provoca uma sensação de congestionamento e, por vezes, dor ou secreção.

Além dos sintomas, um raio-X ou tomografia computadorizada da zona infectada fornece pistas para fazer o diagnóstico. Sempre que possível, um médico envia uma amostra de material infectado para um laboratório para confirmar a identificação do fungo.

Diagnóstico da Aspergilose

Na radiografia de tórax e tomografia computadorizada, a aspergilose pulmonar se manifesta como um halo, e, mais tarde, um sinal do crescente de ar, Em pacientes hematológicos com aspergilose invasiva, existe um teste que pode fazer o diagnóstico de uma forma não invasiva.

Na microscopia, as espécies de Aspergillus são seguramente demonstradas por manchas de prata, por exemplo, Gridley mancha ou Gomori-prata. Elas dão as paredes dos fungos, uma coloração cinza-escura. Aspergillus hyphae tende a ser dicotômica e sua ramificação que é progressiva e principalmente em ângulos agudos de cerca de 45 °.

Tratamento da Aspergilose

Os vários modelos animais experimentais têm testado a curcumina (açafrão) na fibrose pulmonar, e esses estudos demonstram que a curcumina diminui a lesão pulmonar e a fibrose causada por radiação, drogas quimioterápicas e tóxicas.

A quantidade crescente de dados de estudos farmacológicos também apoia a noção de que a curcumina tem um papel protetor na doença pulmonar obstrutiva crônica, lesão pulmonar aguda, síndrome da angústia respiratória aguda e asma alérgica, sendo a sua ação terapêutica mais eficiente na prevenção ou modulação da inflamação e estresse oxidativo.

Os tratamentos atuais incluem o voriconazol e anfotericina B. lipossomal, recentes descobertas sugerem o uso de leves esteroides orais por um longo período de tempo, de preferência, entre 6 a 9 meses de aspergilose pulmonar.

Vale ressaltar que todo medicamento só pode ser prescrito pelo médico que acompanha o caso.

Por Salete Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top