Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Amiloidose

A amiloidose é uma variedade de condições em que normalmente as proteínas solúveis tornam-se insolúveis e são depositadas no espaço extracelular de vários órgãos ou tecidos do corpo humano, destruindo sua função normal.

Como ocorre a amiloidose no corpo humano

Chamam-se amiloides, os agregados insolúveis de proteínas fibrosas que se desenvolvem na amiloidose, e que é o resultado de uma alteração na proteína da estrutura secundária, fazendo com que a proteína assuma uma forma agregada insolúvel.

Principais sintomas da amiloidose

Os sintomas da amiloidose podem apresentar grandes variações, dependendo do local no corpo humano onde foram acumulados depósitos de amiloides. Existem numerosos sintomas que estão associados com esta doença, sendo que os mais comuns têm a ver com o coração, como insuficiência cardíaca e arritmia. Além disso, o trato respiratório pode ser afetado e causar hemoptise no individuo afetado.

Normalmente, há um aumento de volume no baço e, por vezes, rupturas. O trato gastrointestinal é geralmente afetado por hemorragia, vômitos e diarreia.  A amiloidose também pode afetar as funções motoras do corpo humano causando polineuropatia.

Quando as fibrilas amiloides chegam à epiderme, podem causar lesões e petéquias. Outro sintoma muito conhecido é macroglossia (crescimento anormal da língua, fazendo com que ela alcance um tamanho maior do que a cavidade bucal).

Classificação da doença amiloide

A classificação moderna da doença amiloide tende a usar uma abreviatura da proteína que faz a maioria dos depósitos, como prefixo a letra A. Os padrões de deposição variam entre os portadores da doença, mas é quase sempre constituída por apenas uma proteína. Esta deposição pode ser sistêmica, afetando muitos sistemas de órgãos diferentes ou apenas um órgão específico. Muitas amiloidoses são herdadas, devido a mutações na proteína precursora.

Outras formas são causadas pelas diferentes enfermidades que causam a produção de proteína abundante ou anormal, como com excesso de produção de cadeias leves de imunoglobulina, no caso de mieloma múltiplo, ou como o excesso de produção contínua de proteínas de fase aguda em casos de inflamação crônica.

Diagnóstico da amiloidose

O diagnóstico da amiloidose é feito através da amostra de tecido da parede abdominal de gordura, do reto ou da glândula salivar, que será examinada na biópsia para que seja verificada se há evidência de depósitos amiloides característicos da amiloidose.

A natureza da proteína amiloide pode ser determinada por diversos modos, como por exemplo: a detecção de proteínas anormais no sangue, a ligação de anticorpos específicos que amiloide encontra no tecido humano, ou por extração da proteína e identificação individual de suas cadeias de aminoácidos.

Tratamento para amiloidose

Até o presente momento, ainda não há cura conhecida para a amiloidose. Os objetivos do tratamento são para redução ou diminuição da produção do amiloide, eliminando os depósitos. O tratamento é realizado através do controle ou na resolução da doença de base da amiloidose.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top