Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Dicas de saúde Tempo de festa? Tempo de sexo seguro!

Tempo de festa? Tempo de sexo seguro!

Nos dias atuais, a preocupação quanto ao desenvolvimento de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) bem como de um possível gravidez indesejada deveria levar as pessoas a sempre usarem preservativos. Entretanto, não é isso que se vê – muitos não usam preservativos, alegando alergia, sentirem menos prazer na relação ou simplesmente a velha desculpa do “esqueci”. O que tais pessoas esquecem de verdade é que algumas DSTs ainda não possuem cura e apresentam alto grau de mortalidade a médio prazo e que uma gravidez sempre se trata de uma nova vida ali dentro, incluindo aí novas responsabilidades.

Se isso já acontece cotidianamente, imagine então durante tempos de festa: carnaval, por exemplo, uma data festiva bastante conhecida por viagens e aventuras amorosas. Um descuido aqui pode ser fatal, afinal de contas, estamos falando de relacionamentos sexuais com uma outra pessoa que talvez jamais se tenha visto na vida. Como estar certo sobre todo o seu passado, a fim de garantir que não há risco de contágio de doenças, por exemplo? O uso de preservativos é então a única forma segura de evitar-se tais incômodos.

Há vários tipos de preservativos e a forma mais recomendada nesses períodos festivos é a camisinha, por ser um preservativo descartável geralmente fácil de colocar e remover. E há duas possíveis formas: acamisinha masculina e a camisinha feminina.

A camisinha trata-se de um envólucro projetado para ser usado durante o ato sexual e tem como função evitar que os fluidos dos parceiros entrem em contato, evitando assim a troca de fluidos, responsável pela transmissão de doenças (caso um dos parceiros já esteja contaminado) e possível gravidez.

A camisinha masculina pode ser encontrada em diversos tamanhos e formatos e geralmente é lubrificada e/ou revestida de espermicida, aumentando sua eficiência como método anticoncepcional. Considera-se a camisinha masculina como sendo mais eficiente na prevenção de DSTs e gravidez do que a camisinha feminina, entretanto esta última não precisa ser removida logo após a ejaculação masculina, mas deve-se tomar cuidado, pois ambas são descartáveis, significando que não deveriam ser usadas em mais do que uma relação sexual.

Bem, agora você já sabe da importância de ter sexo seguro, não somente em tempos de festa, mas principalmente nesses. Além disso, já está mais do que avisado da importância de levar consigo sempre uma camisinha. E sem desculpas, pois há modelos tanto masculinos quanto femininos, então não pode responsabilizar somente o seu parceiro ou parceira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top