Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Acupuntura

Ainda hoje, em pleno século XXI, muitos cientistas intrigam-se com a sabedoria popular chinesa, cultivada há milhares de anos. Um exemplo disso é a acupuntura, técnica milenar empregada no tratamento de dores e alívio de tensões que, hoje, compõe aquilo que chamamos de medicina alternativa.

Mas afinal o que é a acupuntura, como ela começou e quais as suas aplicações medicinais mais conhecidas?

A origem da acupuntura

Não há uma data exata, mas se sabe que a acupuntura nasceu na antiga civilização chinesa e que foi perpetuada graças à linguagem escrita. Já no século XVII um jesuíta europeu, após passar algum tempo na China, retornou levando consigo os conhecimentos daquela técnica milenar, quando então recebeu o nome de acupuntura, dos termos latinos “acum” (agulha) e “punctum” (picada ou punção). Daí iniciou-se sua popularização em todo o Ocidente europeu – e mais tarde também aqui, nas Américas.

A acupuntura trata-se de um método de estimulação neurológica em receptores específicos do nosso corpo por meio da aplicação de agulhas. A ação das agulhas sobre esses pontos (conhecidos como pontos de acupuntura ou acupontos) ativam o interneurônio inibitório, podendo assim inibir certas sensações, como dor, desconforto, depressão e ansiedade.

Acupuntura

Aplicações medicinais da acupuntura

A acupuntura, que na China é considerada como sendo parte da medicina tradicional, não foi tão bem recebida pela sociedade médica de outros países por não haverem profundos estudos científicos que comprovem sua eficácia. Desta forma, a Organização Mundial da Saúde classifica a acupuntura como sendo um tipo de tratamento complementar, compondo assim o grupo que hoje é conhecido como medicina alternativa.

No entanto, o volume de pesquisas científicas em torno do assunto cresce cada vez mais e sua eficácia vem sendo comprovada ao menos empiricamente.

Como fora mencionado anteriormente, a acupuntura poda ajudar a inibir certas sensações desconfortáveis, como:

  • Dor – por ser hábil a inibir a dor, pode-se tratar a artrite com a acupuntura;
  • Depressão – o uso da acupuntura no tratamento da depressão é hoje bastante conhecido, principalmente na China;
  • Ansiedade – de forma análoga, podem-se tratar transtornos de ansiedade bem como ataques de pânico;
  • Problemas gástricos – também no tratamento de gastrites, úlceras e na doença de refluxo gastroesofágico tem se observado sucesso.

Enfim, pouco ainda se conhece sobre a acupuntura, diante do número de benefícios que a mesma pode nos trazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top