Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Dicas de saúde Como prevenir a gripe

Como prevenir a gripe

Juntamente com o resfriado, a gripe é uma das doenças mais populares – isto porque, da mesma forma que ocorre com o resfriado, há uma grande variedade de vírus responsáveis pela gripe. Há três grandes famílias de vírus causadoras da gripe, sendo que cada uma delas apresenta inúmeras variações daquele vírus.

A gripe não é hoje considerada uma doença terrível – exceto por algumas de suas variações, como a gripe suína, que causou grande pânico no mundo todo e levou milhares à morte – , mesmo assim, exige muitos cuidados a fim de que o paciente recupere-se tão logo quanto for possível. Além disso, deve evitar-se o seu contato com outras pessoas, a fim de evitar o contágio dos demais.

Como a gripe é transmitida

A gripe é uma virose transmitida por meio de gotículas de saliva expelidas por uma pessoa infectada, durante uma tosse ou espirro, por exemplo, ou por meio do contato com objetos que podem estar contaminados, como colheres e copos. Uma pessoa que tenha sido infectada pode contagiar outras pessoas até mesmo um dia ou dois antes de começar a demonstrar os sintomas, o que torna essa doença bastante contagiosa, pois o portador da mesma pode contaminar outras pessoas por não saber que já se encontra infectada.

Apesar de parecer uma doença quase inofensiva, dados do Centro de Controle de Doenças norte-americano apontam que 36 mil pessoas morrem nos Estados Unidos anualmente, vítimas da gripe.

Dentre os principais sintomas característicos da gripe podemos destacar: dores musculares, dor de garganta, cefaleia, calafrios, tosse seca, debilidade e coriza.

Como prevenir a gripe

A melhor forma de prevenir a gripe é por meio da vacinação contra a mesma, que deve ser feita anualmente. A exigência pela vacinação anual decorre do fato de que o vírus a gripe sofre muitas mutações a todo instante, de tal forma que novas defesas devem ser criadas em nosso organismo.

Pessoas que compõem o chamado grupo de risco devem tomar vacina contra gripe tão breve quanto a campanha pela mesma seja iniciada, a fim de prolongar ao máximo a defesa do organismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top