Outro tipo de transtorno de ansiedade que vem sendo estudado cautelosamente é o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), um tipo de perturbação mental definido como uma reação de horror, impotência ou medo intenso que um indivíduo pode sentir após vivenciar ou testemunhar eventos que ameacem a sua integridade. Trata-se, assim, de um distúrbio mental com consequências principalmente para a vida social da pessoa e não possui idade para sua ocorrência, já que está ligado ao incidente ocorrido.
Sintomas e diagnóstico
A fim de determinar se uma pessoa está a sofrer de tal mal, é necessário que se observem alterações de comportamento, como grande agitação, inibição ou desinibição for a do normal, irritabilidade ou em constante estado de alerta quando é exposto a determinadas situações que, na verdade, não representam perigo (estado este que é conhecido como hipervigilância).
Podem ser observados também pensamento obsessivos quanto a conteúdos relacionados ao trauma (experiência conhecida como flashback). E, por fim, podem haver dificuldades de concentração, problemas com o sono (insônia ou pesadelos) e distanciamento emocional em situações associadas ao evento que o traumatizou.
Consequências
Pesquisas apontam que inúmeros problemas podem ocorrer na vida de quem apresenta algum TEPT em decorrência disso, como dificuldades nos estudos, no trabalho ou em sua vida social, uma vez que a pessoa passa a evitar situações sociais que se relacionem com o evento traumático.
Deve-se lembrar, entretanto, que tal distúrbio pode ser causado ou intensificado também por outras razões, como o desenvolvimento de outros transtornos psíquicos, como a síndrome do pânico, ou o abuso de certas substâncias químicas, como tabaco, álccol e drogas ilícitas.
Tratamento
Uma vez diagnosticada a ocorrência de transtorno de estresse pós-traumático, deve-se procurar tratamento especializado o quanto antes, pois a ocorrência do transtorno pode se intensificar com o passar do tempo. Atualmente, medicamentos são a melhor forma de controlar os sintomas, e a psicoterapia vem sendo aplicada também com grande sucesso.