Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Distúrbios e Doenças A epidemia global da obesidade

A epidemia global da obesidade

Em todo o mundo, existem mais de 1 bilhão de adultos com excesso de peso e esse número continua crescendo. Pelo menos 300 milhões desses adultos são obesos. Os riscos de saúde associados com a epidemia de obesidade incluem diabetes, doenças cardiovasculares e câncerA obesidade é considerada um problema de saúde pública devido à sua prevalência e os elevados custos do seu tratamento. A obesidade contribui para uma boa parte dos problemas de saúde que o nosso mundo hoje enfrenta.

Como isso aconteceu?

As causas da epidemia de obesidade são um reflexo das mudanças no nosso mundo através do crescimento econômico, da globalização e da modernização. A genética desempenha um papel importante, mas a maioria das causas da epidemia da obesidade tem a ver com o fato de que as pessoas estão consumindo cada vez mais calorias do que gastam. Na sociedade moderna, nós usamos os carros para se locomover e comemos enlatados, alimentos processados, que estão contribuindo para a saúde e ganho de peso. Temos um estilo de vida sedentário, principalmente devido o crescimento da tecnologia, com a utilização de televisores e computadores nós gastamos muito menos tempo trabalhando e nos divertindo em outras atividades mais ativas.

A globalização tem contribuído para o problema por espalhar a influência da cultura dos EUA em todo o mundo. Há atualmente várias redes de comidas rápidas nos cantos mais remotos do mundo. A obesidade só recentemente se tornou um problema no Japão, por exemplo, onde a dieta tradicional é extremamente saudável. No entanto, mais e mais japoneses estão consumindo comidas rápidas e outros alimentos processados e alimentos fritados, o que está causando um crescimento da epidemia de obesidade.

O que podemos fazer sobre isso?

Para combater a epidemia da obesidade, nós temos que trabalhar como uma sociedade, para educar nossas crianças sobre o controle de peso. Como a obesidade é um problema de saúde pública, deve ser implementadas políticas públicas que promovam a oferta de saúde, alimentos com baixo teor de gordura, parques e instalações recreativas.

A fim de perder peso e combater a epidemia da obesidade em um nível pessoal, você deve incentivar sua família e ser um bom exemplo de envolvimento em pelo menos 30 minutos de atividade física por dia e se alimentar bem. Procure realizar atividades físicas como futebol, patins, outros esportes e caminhadas como uma parte das atividades de sua família no fim de semana e incentive seus filhos a participar de atividades esportivas na escola. Corte alimentos gordurosos e açucarados da dieta da sua família e incorpore mais frutas e vegetais frescos.

Não se engane sobre isso. A epidemia da obesidade é um problema sério e perigoso. Temos de trabalhar como uma sociedade para erradicá-la, mas também precisamos fazer pequenas mudanças no nosso estilo de vida, para que diminua o seu impacto a nível pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top