Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Ansiedade Como lidar com ataques de pânico

Como lidar com ataques de pânico

Ataques de pânico são crises abruptas de medo extremo que ocorrem sem razão aparente. Muitas vezes elas envolvem sintomas físicos agudos, como aumento da frequência cardíaca, falta de ar, tontura e dificuldade para engolir. Muitas pessoas têm apenas alguns poucos ataques de pânico durante a sua vida, mas se você acha que sofre tais ataques constantemente, você pode querer procurar tratamento específico.

Quando procurar tratamento para ataques de pânico?

A melhor hora para procurar tratamento é tão logo fique evidente que você sofre de ataques de pânico. Caso você próprio tenha percebido os sintomas e considere a possibilidade de apresentar tal quadro, então esta é uma boa hora de procurar a opinião de um especialista.

Entretanto, em alguns casos, podemos não perceber que sofremos de tal problema e é um amigo ou parente quem nos indica que talvez haja algo errado em nosso comportamento em certos momentos. Nessa hora, muitas vezes queremos ignorar tal conselho e é aí onde precisamos ter cuidado, pois podemos estar realmente precisando de ajuda profissional.

Procure então um médico tão logo haja a suspeita ou a mesmo se confirme.

Quais exames podem ajudar a diagnosticar o problema?

Infelizmente, por se tratar de um desequilíbrio com razões emocionais e psicológicas, não há exames laboratoriais capazes de diagnosticar tal distúrbio.

Entretanto, um médico especialista em psiquiatria pode ajudá-lo a identificar os sintomas e, apoiado em alguns exames para descartas possíveis desequilíbrios hormonais, determinar se se trata realmente de um transtorno de ansiedade, neste caso um ataque de pânico.

Quais os tratamentos mais comuns?

Como já discutimos anteriormente, há uma razoável variedade de tratamentos, envolvendo desde o uso de medicamentos à psicoterapia. Atualmente, novas formas de tratamento estão sendo estudadas, como o uso de realidade virtual, para simular situações desconfortáveis e assim o paciente pode aprender a lidar com elas, ao uso de ondas eletromagnéticas, como uma forma de alterar sensivelmente o estado mental do paciente.

Entretanto, não é o paciente quem deve determinar qual o melhor tipo de tratamento, e sim o médico, após diagnosticar o problema e analisar o perfil do paciente.

Como prevenir ataques de pânico?

A melhor forma de prevenir um ataque de pânico é tentando manter a calma diante de situações que geralmente levam-no a ter um ataque. Geralmente são situações que, por alguma razão, levam-no a um alto nível estresse. Assim, em uma situação em que perceba um certo nível de nervosismo além do normal, procure respirar bem fundo, contar até 10 e liberar o ar bem devagar. E procure “esvaziar a sua mente”, mesmo que seja por somente alguns segundos, antes de continuar o que estava fazendo.

Entretanto, se já percebeu em si sintomas de tal problema, o melhor é realmente procurar ajuda médica. Ele poderá ajudá-lo quanto à melhor forma de evitar tais ataques, principalmente em situações públicas, onde costumam ser até mesmo mais intensos.

Não permita que os ataques de pânico controlem a sua vida. Embora possam parecer terríveis e serem experiências muito desagradáveis, tais ataques podem ser controlados ou até mesmo eliminados, com o devido tratamento e acompanhamento médico. Sim, um bom profissional pode ajudá-lo a descobrir como lidar com ataques de pânico e não mais sofrer com eles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top