Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Sonambulismo

Sonambulismo

Conhecido como um transtorno do sono que inclui episódios de apneia e insônia, o sonambulismo se caracteriza  por uma forma inconsciente de coordenar seu corpo e fazê-lo se locomover quando o indivíduo está dormindo. De acordo com alguns estudos científicos os distúrbios do sono podem ser definidos como um erro cometido pelo cérebro humano de equilíbrio e tempo quando a pessoa está entre a transição da vigília para o sono.

Como ocorre o sonambulismo

Segundo os profissionais da área médica o sonambulismo ocorre devido principalmente ao cérebro humano ser um órgão muito complexo , uma vez que ele é responsável pelo desenvolvimento de diversas tarefas  no organismo dos seres humanos. Dentre as várias funções que são coordenadas pelo cérebro estão o batimento cardíaco, o registro de memória da vida do indivíduo e sua capacidade de respiração, entre outras.

Um exemplo de como o cérebro atua com complexidade no corpo são os períodos em que ao dormir a pessoa sonha ou não ou quando o indivíduo acorda em alguns dias cansado ou ansioso mesmo após dormir uma noite inteira, ou  ao contrário acorda descansado depois de ter uma boa noite de sono.

Os pesquisadores da área ressaltam que o sonâmbulo geralmente sai de sua cama no primeiro terço do período de seu sono, quando seu corpo está no chamado sono Não-REM que quer dizer um sono em que não existe nos olhos nenhum tipo de movimento rápido, quando a pessoa esta profundamente adormecida. Nesse estágio há uma tranquilidade ou seja  o cérebro não está com muita atividade, porém seu corpo está, o que denota que o indivíduo não está tendo sonhos.

Quando ao contrário o indivíduo está dormindo com movimento rápido dos olhos diz-se que ele está no sono REM e seu cérebro está em plena atividade, porém seu corpo não está. Quando o indivíduo está dormindo profundamente seu  cérebro tende a resistir a acordar. Segundo os especialistas o fato explicaria a dificuldade em se acordar um sonâmbulo uma vez que ele está em sono profundo.

Principais acontecimentos do sonambulismo

Os especialistas orientam que para se caracterizar um estado de sonambulismo, alguns acontecimentos devem ocorrer como por exemplo: a pessoa que sofre de sonambulismo normalmente não tem nenhum tipo de lembrança do que ocorreu no período em que esteve no estado de sonambulismo; é normal o indivíduo acordar em um estado de confusão mental após o período em que esteve sonâmbulo apesar dele não sofrer de nenhum tipo de distúrbio mental.

Vale ressaltar que os distúrbios do sono costumam prejudicar a vida profissional e social dos indivíduos, por isso não só no caso de sonambulismo mas em outros casos, como insonia ou apnéia do sono,por exemplo é necessário procurar um especialista na área para que seja realizado uma acompanhamento adequado da pessoa.

Por Salete Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top