Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Febre Tifoide

Febre tifoide

Caracterizada por uma febre alta, aumento do baço e do fígado com complicações no trato intestinal, a febre tifoide é uma enfermidade infecciosa grave que se não for tratada de maneira adequada em tempo hábil pode levar o individuo a óbito.

Como ocorre a transmissão da febre tifoide

Segundo especialistas na área de infectologia a febre tifoide é causada pela bactéria Salmonella Typhi que provoca uma grave infecção  e ocorre somente nos seres humanos, quando eles são contaminados por alimentos,água ou fezes que contenham essa bactéria. Outros formas de transmissão mais raras são através da urina do individuo infectado, secreção proveniente do aparelho respiratório, pus ou vômito, além do contato da mão com fezes que depois é levada à boca.

Os profissionais da área de saúde informam que quando o indivíduo está infectado mesmo não apresentando os sintomas da doença  elimina  a bactéria na sua urina e fezes. Os portadores crônicos são os maiores responsareis pelos casos de transmissão pois esses indivíduos mesmo recebendo o tratamento para combater  a febre tifoide continuam eliminando a bactéria por um período de até doze meses.

A Salmonella typhi pode estar na agua que é utilizada na higienização dos alimentos através de uma limpeza inadequada das mãos dos portadores crônicos que porventura tenham contato com esses alimentos. É com a presença  da bactéria na corrente sanguínea que tem inicio as manifestações clínicas da febre tifoide. Segundo dados estatísticos  a febre tifoide é mais frequente em países onde o saneamento básico e as condições de higiene da população são precários.

Principais manifestações clínicas

Mesmo estando infectadas a maioria das pessoas permanecem sem as manifestações clinicas da doença normalmente por um período entre dez a quatorze dias após o consumo de alimentos ou agua contaminados. Depois desse tempo começa  a parecer febre que no incio é baixa e depois começa aumentar gradativamente,cefaleia intensa principalmente na área frontal,podendo atingir também toda a cabeça.

Além disso o indivíduo sente  náuseas e fortes dores estomacais e alterações no parelho digestivo, dores generalizadas pelo corpo, sensação de fadiga e cansaço e falta de apetite. Depois do primeiros sete dias da transmissão a grande maioria dos pacientes apresentam aumento do baço e do figado e prostração. Nas pessoas de pele branca fica mais fácil de visualizar manchas róseas que ficam espalhadas  no tórax do doente.

A partir dessa fase pode ocorrer os transtornos neuropsíquicos que são caracterizados por crises convulsivas, rigidez na nuca, delírios e estados de confusões mentais. Segundo os especialistas  a forma mais grave da doença  se manisfesta em pessoas desnutridas ou com baixa imunidade. O diagnóstico da febre tifoide é realizado através de exames das fezes, sangue ou urina ou ainda quando há lesões na pele é possível fazer uma biópsia.

Tratamento da febre tifoide

Os profissionais da área médica orientam que o melhor tratamento para os portadores da febre tifoide ainda é o medicamentoso com a utilização de antibióticos para combater a bactéria. Em casos mais graves é recomendado a internação do doente para a hidratação de seu corpo e a administração de antibióticos por via venosa.

Por Salete Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top