Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Cirrose Hepática

Cirrose hepática

Caracterizada por uma formação de nódulos e um processo de fibrose, a cirrose hepática  é uma doença grave que frequentemente leva o organismo do indivíduo à morte das células hepáticas, causando uma lesão no fígado do paciente. Com manifestações clínicas  às vezes assintomáticas, a cirrose hepática deve ser corretamente diagnosticada para início imediato de  tratamento.

Importância do diagnóstico precoce e causas da cirrose hepática

Segundo profissionais especialistas na área médica, o diagnóstico precoce da cirrose hepática é fundamental para que haja um bom prognóstico da doença. De acordo com pesquisas científicas realizadas cerca de quarenta por cento dos portadores de cirrose hepática não apresentam sintomas, sendo portanto doentes assintomáticos. Os dados estatísticos revelam que a cada ano  mais de vinte mil pessoas chegam a óbito somente nos Estados Unidos, dados alarmantes se forem somados o total em todo o mundo.

De acordo com especialistas as principais causas da cirrose hepática seriam: lesão no fígado resultante de algum produto tóxico ou alguma droga ingerida pelo indivíduo; Casos de hepatite do tipo autoimune ou hepatites virais tipo B, C ou D; lesão no fígado do paciente em virtude do consumo abusivo de bebidas alcoólicas; doenças do metabolismo, alterações vasculares, entre outras.

Principais fatores de risco para a cirrose hepática

Os profissionais da área médica são unânimes em afirmar que um dos principais fatores de risco para a cirrose hepática  é o consumo excessivo  de bebidas alcoólicas, daí a necessidade dos indivíduos portadores do vício do alcoolismo realizarem um tratamento adequado para que as consequências de seu vício não venham a resultar em um quadro clínico de cirrose. Segundo pesquisas realizadas se o indivíduo ingerir por dia  cerca de oitenta gramas de álcool em um período de dez anos provavelmente já terá desenvolvido a cirrose hepática.

Outros fatores de risco apontados pelos especialistas seriam entre outros: uso de drogas ou substâncias tóxicas, histórico familiar, gênero e faixa etária (os indivíduos de sexo masculino com idade superior a cinquenta e cinco anos estão mais propensos a apresentar  a doença); doenças que afetam o fígado, como esteatose hepática ou hepatite alcoólica, obesidade, hiperlipidemia, diabetes, entre outros.

Principais sintomas da cirrose hepática

As principais manifestações clínicas da cirrose hepática foram definidas pelos especialistas como: sensação de cansaço e fadiga; absorção inadequada dos nutrientes ingeridos em virtude  de uma redução do fluxo biliar; diminuição do armazenamento no fígado de micronutrientes e de vitaminas hidrossolúveis (que são solúveis em água); diminuição do metabolismo muscular e do fígado decorrente da elevação de citocinas no organismo do indivíduo; alterações hormonais, como por exemplo acúmulo do hormônio androstenediona; retenção hídrica e de sódio, entre outros.

Tratamento para a cirrose hepática

Segundo especialistas uma vez que o fígado é lesado definitivamente o único tratamento possível é o transplante desse órgão. Vale ressaltar que algumas pesquisas com células-tronco vêm sendo realizadas para melhorar a função hepática do portador de cirrose hepática. No entanto as complicações apresentadas pelo doente em virtude da cirrose podem ser tratadas  por um profissional capacitado.

Por Salete Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top