Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Anencefalia

Anencefalia

A espera de um filho na maioria das vezes gera muita ansiedade aos pais que querem ver seu bebê nascer sem nenhum tipo de problema de saúde ou sem nenhuma anomalia. No entanto existe uma malformação congênita que atinge uma em cada mil crianças denominada anencefalia que se caracteriza pela ausência de algumas partes do cérebro do feto.

Para os pais o nascimento de um anencéfalo costuma ser um motivo de grande descontentamento e tristeza, pois os bebês portadores dessa anomalia normalmente só conseguem sobreviver por algumas horas ou alguns dias.

Dilema dos pais de um bebê anencéfalo

Segundo especialistas  a anencefalia atualmente pode ser diagnosticada através de exames pré-natais, a dosagem de alfa-fetoproteína e a ultrassonografia faz com que os pais tenham de passar pela difícil decisão de querer gerar uma criança que terá somente poucos dias de vida. Vale ressaltar que a gestação de uma criança portadora de anencefalia pode ser levada até o final pois não costuma causar problemas à saúde das mulheres grávidas  e que a interrupção da gravidez é considerada crime no Brasil.

Anencefalia é uma malformação muito rara  que ocorre no tubo neural do feto normalmente entre o décimo-sexto e o vigésimo-sexto dia do período gestacional, quando ocorre a falta de uma parte da calota craniana e do encéfalo da criança. Essa malformação é decorrente durante a formação do embrião, de um problema quando o tubo neural vai se fechar.

O termo anencefalia que quer dizer literalmente ausência de cérebro não é corretamente aplicado a essa malformação uma vez que há situações onde há variedade de danos ao encéfalo do feto, ou seja a criança pode apresentar algumas funções de seu organismo que são vitais em pleno funcionamento, como a respiração por exemplo, em virtude de algumas regiões de seu tronco cerebral estarem operando normalmente.

Características do feto anencéfalo

De acordo com profissionais da área médica o feto portador de anencefalia se caracteriza por apresentar um déficit bastante grave no sistema neurológico, pois ele não apresenta as funções dos hemisférios cerebrais e muito menos as dos córtex cerebral.

Devido a ausência desas estruturas pode-se dizer que um bebê anencéfalo não vai conseguir interagir com o meio ambiente, pois não possui sensibilidade, mobilidade e muito menos vida mental ou psíquica. Esse bebê possui intactas somente as funções que dependem do tronco do encéfalo  como por  exemplo a função circulatória  e a respiratória.

Causas da anencefalia

A anencefalia até o presente momento não possui uma causa cientificamente descoberta. Portanto como o feto se torna anencéfalo até o presente momento ainda é uma situação desconhecida para todos da comunidade científica . No entanto várias hipóteses foram levantadas ao longo do tempo, entre algumas:

Substâncias antagonistas do ácido fólico (O ácido fólico contribui para a  formação normal do feto durante a gestação); infecções no período pré-natal ou ainda problema de pressão alta na gestante. Seja qual for  a causa dessa malformação as pessoas devem sempre pensar bem sobre que decisão pretendem tomar pois um bebê anencéfalo é antes de tudo um ser humano.

Por Salete Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top