Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Sedentarismo infantil

Sedentarismo infantil

O sedentarismo infantil é um problema que atinge muitas crianças em todo o mundo, ele é um dos maiores responsáveis pela obesidade em crianças. A obesidade infantil é uma doença que provoca o aparecimento de problemas que comprometem o estado geral de saúde da mesma, como hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto entre outros problemas que outrora só eram encontardos em adultos.

As causas do sedentarismo infantil são inúmeras e estão associadas ao estilo de vida da criança. Muitas das vezes além do sedentarismo, a criança também apresenta uma alimentação rica em gorduras, açúcares e alimentos industrializados; quando existem estes dois fatores associados ( mal alimentação e sedentarismo) o problema da obesidade torna-se ainda mais evidente. O sedentarismo é caracterizado pela ausência de atividades físicas ou de qualquer atividade que promova o gasto energético. É muito importante que haja o balanceamento entre aquilo que se come e o gasto energético diário.

Quando se trata de crianças os pais devem ser os maiores responsáveis por evitar o sedentarismo, através do incentivo à prática de algum esporte como natação, judô, vôlei entre outros. O hábito de praticar atividades físicas deve fazer parte da vida das crianças não só para evitar o sedentarismo mas como também para manter a saúde. Hoje em dia é muito comum as crianças ficarem muito tempo assistindo televisão ou mesmo utilizando o computador por várias horas, sabe-se que este hábito não é saudável pois promove o sedentarismo e consequente acúmulo de gordura.

Antigamente o problema do sedentarismo não era tão evidente pois as brincadeiras realizadas pelas crianças favoreciam a perda de calorias; as crianças pulavam corda, andavam de bicicleta, brincavam de amarelinha entre outras atividades que cada dia mais desaparecem da rotina das nossas crianças. Por outro lado o aumento da violência e insegurança urbana também contribui para que as brincadeiras de rua sejam extintas.

A prática de esporte que evita o sedentarismo também é essencial para a socialização infantil, nela a criança faz amizades, pode-se tornar mais comunicativa e menos tímida. Vale lembrar que uma alimentação saudável é essencial e também deve fazer parte do estilo de vida adotado pelas crianças e incentivado pelos pais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top