Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Síndrome de Asperger

Síndrome de Asperger

Ainda pouco conhecida da população de uma maneira geral a Síndrome de Asperger é um transtorno mental cuja incidência maior é em indivíduos do sexo masculino, com aspectos do autismo caracterizado por dificuldades na comunicação do paciente com o meio exterior, além de episódios de comportamentos repetitivos ou pensamentos restritivos.

Seu diagnóstico muitas vezes é realizado de maneira incorreta e  a pessoa  portadora da Síndrome de Asperger é por vezes confundido com autista. Os especialistas na área de psiquiatria, no entanto, orientam que  na Síndrome de Asperger ao contrário do autismo não há prejuízo na linguagem nem no desenvolvimento cognitivo de seu portador.

Principais manifestações clínicas da Síndrome de Asperger

Segundo profissionais da área de saúde mental a Síndrome de Asperger pode ser diagnosticada quando os indivíduos apresentam os seguintes sintomas: Extrema dificuldade em demonstrar suas emoções, em interagir no meio social no qual faz parte, perseverança em atitudes estereotipadas, resistência a mudanças em qualquer âmbito seja profissional ou pessoal, além de interpretarem a linguagem somente de uma maneira literal ou denotativo, porém sem comprometimento do desenvolvimento cognitivo do portador.

O diagnóstico da Síndrome de Asperger deve ser feito com muito cuidado, devido a complexidade que o envolve, pois até o momento não há um exame clínico eficiente para identificar a síndrome. Principalmente em indivíduos que já atingiram a maturidade, existe uma dificuldade em realizar o diagnostico da Síndrome de Asperger pois eles podem tentar camuflar de alguma maneira suas dificuldades de interação social no meio de alguma avaliação ou testagem pelo cognitivo normal ou até mesmo alto em alguns casos.

Porém um profissional capacitado é capaz de fazer o diagnóstico de maneira precisa aproveitando-se de um descuido onde o portador da síndrome possa revelar esse sintoma ou outros característicos dessa desordem mental.

Características emocionais dos portadores da Síndrome  de Asperger

Um dos maiores problemas do portador da Síndrome de Asperger é sua dificuldade de interação com o meio social o que lhe causa vários problemas de ordem emocional. Normalmente os portadores da síndrome tem dificuldade em entender ironias  ou metáforas  por interpretarem a linguagem somente no sentido denotativo ou literal.

Além disso, o portador da Síndrome geralmente apresenta atitude individualista e egocêntrica o que é considerado por muitas pessoas como  um comportamento ofensivo ou rude  o que aumenta ainda mais a sua não aceitação ou capacidade de adequação ao meio social em que vive, além das criticas que costumam fazer aos outros em todos os momentos que os mantém mais afastados do convívio com terceiros.

Os especialistas orientam um tratamento psicoterapêutico combinado ou não com fármacos dependendo do quadro clínico apresentado pelo portador da Síndrome de Asperger, por exemplo, se ele apresentar comorbidades como traços obsessivos ou episódios de depressão. Vale ressaltar que com um tratamento clínico adequado o portador da síndrome de Asperger pode conviver em sociedade e exercer uma profissão com desempenho satisfatório.

Por Salete Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top