Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença auto imune, crôncia, inflamatória e considerada grave.  A maior característica desta doença é a inflamação das articulações, na artrite reumatóide ocorre alterações nas estruturas ósseas e cartilagens, apesar de não se manifestar em um local específico, ela ocorre geralmente nas articulações sinoviais. Quando ocorre a inflamação da membrana sinovial, ela se torna mais espessa e volumosa e deixa de produzir o líquido sinovial que nutre a cartilagem falicitando o movimento normal da articulação. Em vez de produzir o líquido sinovial, a membrana produz um líquido inflamatório que corrói progressivamente as cartilagens que revestem as articulações.

Os indivíduos portadores desta doença geralmente apresentam uma expectativa de vida reduzida principalmente os que apresentam a forma mais grave. A artrite reumatoide atinge frequentemente as articulações das mãos e dos pulsos, quando não bem tratada e controlada a doença pode atingir todas as articulações provocando um estado de invalidez total.

Causas da artrite reumatoide – A doença é causada pelo próprio sistema imune do indivíduo quando este é ativado de forma irregular, por isso ela é denominada uma doença auto imune. A artrite reumatoide não é uma doença contagiosa e não pode ser trasnmitida de forma direta de pai para filho, entretanto algumas famílias apresentam tendência em manifestar a doença.

Sintomas da artrite reumatoide

Entre os sintomas inicias da doença estão febre baixa, indisposição, perda de peso e apetite, mau humor e dores nas articulações geralmente nos dois lados do corpo. Com o passar do tempo, os sintomas da doença tendem a piorar, as articulações inflamadas se apresentam dolorosas, quentes, inchadas, avermelhadas e com rigidez intensa; pode ser observado também o aumento dos glânglios e anemia. Qualquer articulação do corpo (mãos, pés, joelhos, cotovelos e ombros) pode ser acometida pela doença.

Algumas complicações são comuns durante a manifestação da doença:

  • Perda progressiva da agilidade na região comprometida
  • Deformação das partes do corpo atingidas pela doença
  • Ruptura dos tendões
  • Problemas na coluna cervical

Diagnóstico da doença – O exame clínico e físico completos pode auxiliar o médico no diagnóstico da doença, é fundamental que o médico conheça os sintomas apresentados pelo paciente. Além de diagnosticar a presença da doença é necessário também avaliar o estágio em que ela se encontra, para maior eficácia do tratamento. O médico pode solicitar também radiografia das articulações, a análise do líquido que reveste as articulações, exame qualitativo de urina, hemograma completo entre outros.

Prevenção da artrite reumatoide

Não existe nenhuma medida preventiva contra a doença, alguns fatores de risco para a doença são independentes da vontade do homem como o envelhecimento, fatores genéticos e o gênero ( a doença é mais comum em mulheres).

Tratamento da artrite reumatoide

Embora seja uma doença sem cura, o tratamento precoce é fundamental para melhoria na qualidade de vida do indivíduo. O tratamento pode ser realizado pelo médico através de medicamentos que visam diminuir as dores nas articulações, previnir a invalidez e controlar as deformações articulares. O repouso no leito pelo paciente, bem como exercícios e fisioterapias podem auxiliar no tratamento da artrite reumatoide.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top