Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Transtorno bipolar

Trasntorno bipolar é um distúrbio causado por mudanças repentinas de humor, este trasntorno era antigamente conhecido como psicose maníaco depressiva. As oscilações no humor acontecem repentinamente e leva o indivíduo de um estado de felicidade extrema a um estado depressivo. É importante não confundir este problema com as mudanças no humor provocadas por situações estressantes do dia a dia, nestes casos as alterações ocorrem apenas em determinados momentos  do dia e são passageiras.

O transtorno bipolar caracteriza-se por dois estados a mania que é o estado de euforia e a depressão; no transtorno de humor unipolar pode-se observar somente episódios de depressão. A mania, que denomina o estado eufórico do indivíduo ou a depressão pode durar semanas até anos. Em ambos os gêneros a doença manifesta-se com a mesma incidência, este transtorno pode ocorrer em qualquer idade apresentando uma maior prevalência entre 15 e 30 anos.

Uma característica bem marcante desta doença é afetar não só o indivíduo que apresenta o transtorno, as consequências deste distúrbio costumam interferir na vida pessoal do indivíduo e pode muitas vezes comprometer as relações afetivas e profissionais da pessoa devido as oscilações constante no humor.

Formas de transtorno bipolar

Transtorno bipolar tipo I – é caracterizado por períodos de mania (euforia) seguidos por períodos de depressão. Em geralmente o estado de mania dura dias ou semanas, menos tempo que o período de depressão que vai de semanas a meses. Neste caso, o humor excessivo pode prejudicar a vida pessoal do indivíduo, já a depressão irá causar falta de motivação, baixa estima, alterações no sono e na alimentação.

Trasntorno bipolar tipo II – este tipo de transtorno é caracterizado por períodos de hipomania, neste caso o humor exagerado não causa problemas a vida pessoal, como no transtorno citado anteriormente.

Transtorno bipolar tipo Misto – Neste caso ocorre uma alternação entre períodos de mania e depressão, os dois ocorrem praticamente ao mesmo tempo e no mesmo dia.

Causas do Transtorno Bipolar

As causas do transtorno bipolar não estão bem definidas por especialistas no assunto, eles afirmam que o transtorno se deve a uma multiplicidade de fatores. Acredita-se também que haja uma importante contribuição genética que predispõe o problema, já que filhos de indivíduos bipolares apresentam maior risco de manifestar o problema.

Sintomas do transtorno bipolar

Fase de mania:

  • Agitação física e mental
  • Agressividade
  • Otimismo e auto estima exagerados
  • Humor muito exagerado, com excesso de animação e alegria
  • Insonia e ausência da necessidade de dormir
  • Aumento do desejo sexual

Fase de depressão:

  • Tristeza profunda
  • Cansaço, falta de disposição
  • Dificuldade em concentrar-se
  • Pessimismo
  • Sensação de morte ou pensamentos suicidas
  • Dores persistentes que não são provocadas por doenças
  • Baixa auto estima

Tratamento do transtorno bipolar

O tratamento compreende medicações que atuam como antidepressivos, antipsicóticos (quando os sintomas da psicose estão presentes) ou estabilizadores do humor, em alguns casos de manifestações graves da doença é realizada a internação do paciente. Por se tratar também de um problema de ordem psicológica, a psicoterapia pode auxiliar muito no tratamento do problema e melhorar a qualidade de vida do indivíduo.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top