Miastenia é uma doença crônica, auto imune de origem neuro muscular. O funcionamento incorreto da junção neuromuscular provoca fraqueza nos músculos voluntários, ela é considerada auto imune pois o próprio organismo produz anticorpos que agridem os receptores da junção neuromuscular. Os receptores da acetilcolina que se encontram entre os nervos e os músculos são lesados, quando isto ocorre, a transmissão dos impulsos nervosos fica comprometida causando uma fraqueza nos músculos estriados esqueléticos.
Esta doença atinge mais mulheres entre 20 e 35 anos do que homens, no entanto após os 60 anos, esta doença acomete mais os homens. Vale ressaltar que a miastenia pode surgir em qualquer fase da vida.
Formas de miastenia
Auto imune – é a mais comum, onde o próprio sistema imunológico do indivíduo é responsável pela doença.
Congênita – é aquela em que a miastenia atinge o feto através da passagem pela placenta dos anticorpos produzidos pela mãe.
Causas da Miastenia – As causas da miastenia são na verdade desconhecidas, o fato de ser uma doença auto imune dificulta a descoberta das suas causas. Ainda não se sabe o que leva o organismo a produzir anticorpos que atuam na promoção da doença.
Sintomas da Miastenia
- Extrema fadiga
- Fraqueza muscular grave e generalizada
- Visão dupla (diplopia)
- Fraqueza do músculo dos olhos que torna as pálpebras caídas (ptose palpebral)
- Voz anasalada e falta de ar
- Dificuldade em falar, engolir, mastigar
- Fraqueza dos músculos respiratórios
Os sintomas da doença podem ser intensificados pelo esforço físico.
Diagnóstico da Miastenia
O diagnóstico é fundamentado principalmente na história clínica do paciente associado ao exame físico. O exame de eletroneuromiografia com estimulação nervosa bem como a dosagem de anticorpos anti-receptores de acetilcolina auxiliam no diagnóstico da miastenia. Uma injeção de prostigmina auxilia nos casos de suspeita da doença, pois quando o indivíduo apresenta a doença, ele recupera a força dos músculos por um determinado tempo após a administração da injeção.
Tratamento da Miastenia
O tratamento é realizado por meio de medicamentos ou mediante a cirurgia para retirada do Timo.
- Um dos medicamentos utilizados tem como objetivo reduzir a ação da enzima responsável pela degradação da acetilcolina, são os anticolinesterases que atuam na redução da ação desta enzima (colinesterase). Alguns medicamentos utilizados visam a manutenção da acetilcolina na junção neuromuscular já outros diminuem a produção de anticorpos contra os receptores da acetilcolina.
- A cirurgia para retirada do timo, promove uma melhoria considerável em cerca de 50 % dos casos. No entanto, a realização da cirurgia ainda é discutida por profissionais da área.
- Os esteróides apesar dos seus efeitos colaterais indesejados, são utilizados nos casos mais graves de miastenia sendo bastante eficazes no combate aos sintomas.
- A plasmaferese é outra forma de tratamento da miastenia e consiste em trocar o plasma do paciente, os anticorpos responsáveis pela doença são removidos por meio de uma “limpeza no sangue”. Apesar de ser considerado eficaz em alguns casos, a plasmaferese produz um efeito de curta duração.
O portador desta doença, através do tratamento e do respeito às limitações impostas pela miastenia, pode levar uma vida quase normal.