A beterraba é uma raiz, da família das amarantáceas, existem várias espécies, sendo que as de coloração branca, são usadas na extração de açucares e a de coloração vermelha, usamos na alimentação.
Por ser uma raiz bem adocicada, rica em nutrientes, costuma ser bem aceita em saladas e até as crianças costumam beber sucos e comer a beterraba na alimentação sem reclamar. A beterraba é rica em açucares, principalmente sacarose, vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2, B5) e vitamina C.
Também é rica em minerais como Potássio, Sódio, Fósforo, Cálcio, Zinco, Ferro e Manganês. Por ser rica em Ferro, é indicada para pessoas com deficiência de Ferro, com Anemia Ferropênica, como um complemento natural de medicação. A Beterraba também possui características antioxidante, e ajuda no combate a doenças infecciosas.
Como antioxidante, ela possui substâncias de proteção a pequenos vasos sanguíneos, como os dos olhos. A beterraba também possui Nitrato, que atua na redução da pressão arterial, deixando o sistema cardiovasculares mais saudáveis!
Quanto a concentrações de minerais, a ingestão de beterraba, ajuda a manter a quantidade de líquidos em nosso corpo equilibrados, função muito importante para a manutenção de tecidos musculares, nervosos e ósseos, também auxiliando nos desempenhos das atividades físicas.
Cabe ressaltar que a beterraba também tem função laxante, diurética e tônica. Ao adquirir a beterraba, procure as de tamanho médio, casca lisa e cor vibrante, coloque em sacos plásticos e ela ficará em geladeira para consumo em até 15 dias.
Lembrando que consumir essa raiz crua ( em saladas e sucos), obtemos todos os nutrientes já descritos acima e garantimos uma boa alimentação.