Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Nutrição Alguns passos para melhorar a alimentação do idoso

Alguns passos para melhorar a alimentação do idoso

Enquanto que alguns jovens estão sempre a reclamar de dores e problemas de saúde, podemos identificar pessoas já idosas que parecem ter uma vida bastante feliz e tranquila. E é bem provável que a alimentação de cada uma dessas pessoas seja o seu diferencial. Então a busca por uma alimentação equilibrada pode ser o melhor meio para conseguir uma vida mais agradável e sem surpresas ruins – no presente e no futuro. Que tal então discutirmos alguns passos para melhorar a alimentação do idoso que qualquer um pode aplicar em seu dia-a-dia?

Um primeiro passo importante para uma terceira idade mais saudável é a redução do consumo de sal nas refeições. Pois apesar do sal dar um sabor excelente às nossas refeições, em nosso corpo ele pode ser um vilão, uma vez que seu consumo exagerado por levar à retenção de líquidos, aumentando nosso peso, e a problemas quanto à pressão arterial. Então uma forma de reduzir a retenção de líquidos bem como o risco de uma hipertensão arterial é reduzindo o consumo de sal.

É bom evitar álcool e fumo tanto quanto for possível. Não há benefícios significativos no consumo dos mesmos que justifique a manutenção de tal hábito que, muitas vezes, transforma-se em um vício que poderá prejudicar completamente sua vida. Além disso, certas doenças podem ser causadas por meio de suas substâncias, como a cirrose hepática e o câncer pulmonar.

E se quer realmente ter uma boa saúde mantenha-se bem hidratado! A hidratação é importante para assegurar o bom metabolismo e a execução adequada de todas as nossas funções vitais e locomotoras. O recomendado é o consumo médio de 1,5 litros de água por dia. A melhor hora para a ingestão de líquidos é entre as refeições.

Certos alimentos devem ter seu consumo moderado, principalmente na terceira idade, como é o caso da ingestão de alimentos de origem animal gordurosos, que podem levar ao aumento do colesterol LDL. E apesar de ser recomendado o consumo de gordura de origem vegetal, o mesmo também não deve ser feito de forma indiscriminada, limitando-se a uma porção diária.

A redução no consumo de alimentos industrializados também é um passo importante na manutenção da saúde. A glicose e o sódio presentes em grandes concentrações nos refrigerantes, por exemplo, podem trazer malefícios para o nosso corpo. Frituras e outros alimentos industrializados doces são geralmente ricos em gordura, o que não é bom para o nosso corpo.

Ter uma terceira idade saudável não deveria ser um grande mistério, desde que se atente aos cuidados com a sua alimentação. Apresentamos somente alguns passos, porém há muitos outros que podem ajudá-lo a ter uma alimentação muito mais saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top