Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Dicas de saúde Como a Biotecnologia ajuda você

Como a Biotecnologia ajuda você

Bom dia.

Eu estou certo de que em algum momento você já ouviu falar nesse termo: biotecnologia. Mas será que nós sabemos do que realmente se trata a biotecnologia?

Bem, vamos analisar isto: Bio + tecnologia. Tecnologia, todos nós sabemos do que se trata; e bio (se é que alguém não sabe) trata-se de um radical que designa os organismos vivos. Bem, fazendo a fusão de ambos, podemos compreender como sendo o ramo da tecnologia que se utiliza de alguma forma de organismos vivos (ou de produtos dos mesmos) a fim de promover algum benefício para nós (já que este é o objetivo final dos estudos tecnológicos em geral).

Mas como é esse tal emprego de organismos vivos com a tecnologia? Pode fazer mal a mim ou a você?

Na verdade, você pode até ficar assustado com o termo ou com sua descrição, mas há muito você vem conseguindo bom proveito dela: a massa de pão, por exemplo, que precisa fermentar (um tipo de fungo entra em ação, digerindo o açúcar e produzindo dióxido de carbono e álcool, que faz a massa crescer e ganhar o gostinho de “pão”), ou a penicilina (um antibiótico muito importante, derivado de um fungo, o bolor do pão conhecido como Penicillium chrysogenum), são excelentes exemplos de como o uso da biotecnologia melhorou e muito nossas vidas.

E a aplicação é das mais extensas: pode-se apontar por exemplo, na indústria têxtil, o uso de bichos-da-seda na produção da seda, na área médica já são mais de 400 medicamentos biotecnológicos em testes (sem contar as outras centenas que já estão em uso) e na álimentação, então, podemos citar exemplos como o fermento do pão ou a preparação da cerveja. Não esquecendo também o uso dos atualmente tão polêmicos alimentos transgênicos (quer ver um pouco de nossa opinião sobre o assunto? Clique aqui!).

Apesar de muito antiga (estima-se que a primeira experiência nesse campo foi entre 4000 a 2000 a.C. quando os egípcios introduziram o processo de fermentação de pães e da cerveja por meio da levedura), somente em 1919 a palavra biotecnologia foi utilizada pela primeira vez pelo engenheiro húngaro Karl Ereky. De lá para cá muita coisa já foi feita e pesquisada nesse meio.

Mas os avanços mais consideráveis são, com certeza, na área médica, onde, além de medicamentos, temos também as vacinas, como produtos da biotecnologia.

E talvez seja na biotecnologia que encontremos a salvação para o nosso planeta: o processo de biorremediação, que se trata de utilizar organismos vivos na eliminação (por meio da degradação) do lixo tóxico. Nesse processo são criadas colônias de fungos, bactérias ou outros organismos capazes de digerir os poluentes, transformando-os em outras substâncias, geralmente inertes ou com menor impacto ambiental.

É incrível como uma área tão vasta e com tantos avanços benéficos somente são lembrados por temas que são muitas vezes mal compreendidos ou cujos estudos ainda não foram concluídos, como os alimentos transgênicos e a clonagem. Ah, e qual seria a nossa opinião sobre a clonagem? Não gostamos muito da idéia de atuar diretamente na escolha de todas as características de um ser humano, recriando-o por completo, mas é inegável que enquanto há avanços nesses estudos conseguimos subsídios em outras áreas, como o emprego de células-tronco para a regeneração de partes do corpo de pacientes.

Então o melhor a fazermos é sabermos empregar o que aprendemos com precaução e com a certeza de que é para o benefício de todos (inclusive do meio ambiente!). 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top