A vitamina B2 é uma vitamina termoestável, ou seja, não é facilmente destruída pela elevação da temperatura e é muito importante para o nosso organismo pois participa de diversas funções como reações de oxidações celulares e manutenção das funções metabólicas, além disso, é promotor do crescimento do copo humano.
Vejamos alguns benefícios da vitamina B2
- Proporciona unhas, cabelos e pele saudáveis;
- Auxilia na cicatrização;
- Ajuda na reprodução e no crescimento;
- Alivia o cansaço dos olhos;
Essa vitamina não é armazenada no nosso organismo em grande quantidade, portanto não há níveis de toxidade ou problemas causados pela grande ingestão desta vitamina. A excreção dessa vitamina é por meio da urina. E a recomendação é a seguinte: Crianças devem consumir cerca de 0.6mg/dia; homens devem consumir 1.3mg/dia e mulheres 1.0mg/dia.
Consequências de sua deficiência
- Crescimento inferior ao comum;
- Perda de apetite;
- Catarata;
- Inflamação nas gengivas;
- anemia;
- Inflamação na língua;
- Queimadura e coceira nos olhos;
- Degeneração de nervos;
- Inflamação na córnea;
- Lesão na boca e pele;
Causas da deficiência
A principal causa de deficiência da vitamina é por meio da digestão, já que é a unica maneira de obtenção da mesma e , além disso, a vitamina B2 é fotosensível e pode ser destruída com a esposição a luz solar.
Vejamos alguns alimentos ricos em vitamina B2
As principais fontes de obtenção da vitamina é de origem animal, mas pessoas que possuem dieta vegetariana podem obter a vitamina através de grãos.
- Leite em pó;
- Fígado;
- Carne bovina seca;
- Queijo tipo minas;
- Amêndoa.
Mulheres que estejam tomando anticoncepcionais, grávidas ou em fase de amamentação devem ingerir um numero maior de vitamina B2.