Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Nutrição Pirâmide alimentar

Pirâmide alimentar

Já deve ser de seu conhecimento que para ter uma dieta saudável é valioso ingerir comidas como cereais, frutas, verduras, entre demais em superior quantidade do que os produtos comestíveis como carnes vermelhas, leite e derivados, doces e etc. Fundamentados em que nós conhecemos isso?

A pirâmide alimentar é uma figura feita para nos ajudar a conhecer qual a proporção adequada de digestão de toda conjunto de comidas.

A pirâmide foi desenvolvida pelo departamento de agricultura dos Estados Unidos em 1992 e com ela pode-se concluir umas verdades:

  • O organismo do ser humano necessita ingerir diferentes nutrientes de produtos comestíveis diversificados;
  • Urge enfrear a quantidade dos alimentos para regular o peso;
  • O consumo de açúcar, óleos e gorduras deve ser módico.

Prossigamos a falar a respeito de toda essa pirâmide?

  • Energéticos – composta por alimentos energéticos, consideráveis fontes de carboidratos que nos ajudam a ter resistência para todas as atividades. Esses produtos comestíveis apresentam também vitaminas do complexo B e fibras, ou seja, indispensáveis na manutenção do bem estar muito como no comando das trabalhos digestivas. Uma vez que estão na base, isto é, a parte com maior área da pirâmide, neste momento percebemos que devemos ingerir uma quantidade considerável deles. Aqui achamos, pães, arroz, massas e cereais;
  • Reguladores – O próximo nível da pirâmide é composto por produtos comestíveis considerados reguladores, são eles: legumes, verduras e frutas, bastante necessários para o favorável perfomance do nosso organismo. Somando a isso, esses produtos comestíveis são compostos por uma favorável quantidade de vitaminas, fibras e minerais bem importantes para o ser humano;
  • Construtores – Este nível da pirâmide é composto por comidas ricos em minerais e proteínas, chamados de construtores por terem um função muito fundamental no aperfeiçoamento do corpo. Nesse nível encontramos alimentos como leite, carnes, peixes, ovos, frango, feijões, ervilhas e etc;
  • Energéticos extras – Nessa última fase da pirâmide (topo, menor) localiza-se outras fontes de energia, todavia que não devem ser a primeira alternativa pois o acumulo desses nutrientes tem possibilidade de levar a transtornos de saúde como a adiposidade. Desta forma, a melhor maneira de guerrear contra essa “gordurinha extra” é através de exercícios físicos e alimentação que contenha a menor concentração possível de óleos, gorduras e acúçares, como a pirâmide nos apresenta. Óleos, fritadas e guloseimas precisam ser consumidos moderadamente (perceba que jamais é obrigado a não mais ingeri-los, só deve reduzir a absorção dos mesmos).

Pirâmide Alimentar e Bem-Estar

Já dese ser de seu conhecimento que para uma dieta saudável é valioso ingerir comidas como cereais, frutas, verduras, entre demais em superior quantidade do que os produtos comestíveis como carnes vermelhas, leite e derivados, doces e etc. Fundamentados em que nós conhecemos isso?

A pirâmide alimentar é uma figura feita para nos ajudar a conhecer qual a proporção adequada de digestão de toda conjunto de comidas.

A pirâmide foi desenvolvida pelo departamento de agricultura dos Estados Unidos em 1992 e com ela pode-se concluir umas verdades:
* O organismo do ser humano necessita ingerir diferentes nutrientes de produtos comestíveis diversificados;
* Urge enfrear a quantidade dos alimentos para regular o peso;
* O consumo de açúcar, óleos e gorduras deve ser módico.

Muito, prossigamos falar um curto a respeito de toda porção da pirâmide?
* Energéticos – composta por alimentos energéticos, consideráveis fontes de carboidratos que nos ajudam a ter resistência para todas as atividades. Esses produtos comestíveis apresentam também vitaminas do complexo B e fibras, ou seja, indispensáveis na manutenção do bem estar muito como no comando das trabalhos digestivas. Uma vez que estão na base, isto é, a parte com maior área da pirâmide, neste momento percebemos que devemos ingerir uma quantidade considerável deles. Aqui achamos, pães, arroz, massas e cereais.
* Reguladores – O próximo nível da pirâmide é composto por produtos comestíveis considerados reguladores, são eles: legumes, verduras e frutas, bastante necessários para o favorável perfomance do nosso organismo. Somando a isso, esses produtos comestíveis são compostos por uma favorável quantidade de vitaminas, fibras e minerais bem importantes para o ser humano.
* Construtores – Este nível da pirâmide é composto por comidas ricos em minerais e proteínas, chamados de construtores por terem um função muito fundamental no aperfeiçoamento do corpo. Nesse nível encontramos alimentos como leite, carnes, peixes, ovos, frango, feijões, ervilhas e etc.
* Energéticos extras – Nessa última fase da pirâmide (topo, menor) localiza-se outras fontes de energia, todavia que não devem ser a primeira alternativa pois o acumulo desses nutrientes tem possibilidade de levar a transtornos de saúde como a adiposidade. Desta forma, a melhor maneira de guerrear contra essa “gordurinha extra” é através de exercícios físicos e alimentação que contenha a menor concentração possível de óleos, gorduras e acúçares, como a pirâmide nos apresenta. Óleos, fritadas e guloseimas precisam ser consumidos moderadamente (perceba que jamais é obrigado a não mais ingeri-los, só deve reduzir a absorção dos mesmos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top