Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Nutrição Como a gordura atua no organismo de quem faz atividade física

Como a gordura atua no organismo de quem faz atividade física

A energia é necessária para que o organismo mantenha suas funções físicas ativas, seja para trabalhar, estudar ou até mesmo para respirar – e essa energia vem da alimentação. Como o organismo aproveita essa energia? Para realizarmos todas as funções necessárias para a manutenção da vida, precisamos da energia que vêm da alimentação diária.

Os alimentos possuem diversos valores nutricionais, geralmente divididos em proteínas, gorduras, proteínas ou carboidratos.

No nosso artigo, falaremos das gorduras e de como elas atuam no corpo de quem faz exercícios físicos. Quem faz atividade física regular, acredita que as gorduras podem fazer mal na hora do treino. O medo de engordar ajuda a fortalecer a aversão pelos alimentos dessa classe para quem pratica exercícios físicos.

Só que as gorduras desempenham um papel muito importante para o organismo, principalmente na produção dos hormônios sexuais (estrogênio e progesterona) e no equilíbrio térmico do corpo. As vitaminas lipossolúveis A, D, E e K também precisam da gordura para desempenhar corretamente seu papel.

A ingestão diária recomendada de gorduras é de 25%.

As gorduras se classificam em:

  • Gorduras saturadas, que vêm dos alimentos de origem animal, como por exemplo, nas carnes, queijos e na manteiga;
  • Gorduras hidrogenadas, que são usadas na produção da maioria das comidas industrializadas;
  • Gorduras monoinsaturadas, que são muito boas para o organismo, protegem as artérias e estimulam a produção do bom colesterol e estão presentes no abacate, linhaça, nozes e castanhas, entre outros alimentos;
  • Gorduras poliinsaturadas, que tem ação parecida com a monoinsaturada e está presente especialmente nos óleos vegetais.

As gorduras hidrogenadas e saturadas não são nada boas para o corpo, enquanto as poli e monoinsaturadas são as mocinhas, fazendo bem para todo o organismo. Por isso, as pessoas devem consumir as gorduras “mocinhas” e evitar as saturadas e hidrogenadas.
Especialmente quem faz atividade física e precisa de uma demanda maior de energia. Para obter um bom desempenho em seu exercício e manter a sua saúde em dia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top