Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Carboidratos

Os carboidratos englobam um grupo de alimentos que conferem energia para o indivíduo. Eles estão na pirâmide alimentar como os alimentos que mais devem ser consumidos pelas pessoas durante o dia. No entanto, mesmo sendo alimentos tão importantes devemos sempre ficar atentos quanto à qualidade desses alimentos.

Muitas pessoas têm o hábito de excluir os carboidratos da alimentação com o objetivo de emagrecer, no entanto isso não é correto já que os carboidratos são considerados elementos fundamentais de uma dieta que deseja manter o organismo saudável, além disso os carboidratos são a única fonte de energia que o cérebro utiliza para manter seu funcionamento.

O grupo dos carboidratos é constituído por cereais, bolos, pães, arroz, macarrão e diversos tipos de massas em geral.

Os carboidratos podem ser classificados em:

  • Carboidratos simples – Os simples são aqueles absorvidos mais rapidamente pelo organismo e que transmitem a ele uma energia instantânea devido a sua rápida absorção. São carboidratos formados por moléculas simples e são representados basicamente pelos açúcares, frutas e sucos de fruta. São carboidratos que elevam rapidamente os níveis de glicose no sangue. As frutas que são carboidratos simples são alimentos fundamentais em uma dieta saudável;
  • Carboidratos complexos – Os complexos são aqueles absorvidos de forma mais lenta e que portanto fornece energia ao organismo aos poucos. Eles são indicados em diversos tipos de atividades que exigem que a energia seja fornecida ao organismo de forma lenta e gradual. Os carboidratos integrais estão no grupo dos carboidratos complexos e atuam diretamente na manutenção da saúde, pois eles possuem fibras em sua constituição.

Os carboidratos complexos são pães, bolos, massas entre outros. Esse tipo de carboidrato eleva a glicose do sangue lentamente.

Os carboidratos são alimentos conhecidos por contribuírem para o ganho de peso, no entanto isso se deve ao excesso desse alimento na alimentação bem como aos tipos de carboidratos ingeridos. As pessoas que não gastam muito as energias através da prática de atividades físicas devem consumir menos carboidratos do que aquelas que praticam atividades e que portanto tem um maior gasto energético.

É importante lembrar que todas as pessoas devem manter uma alimentação bem variada, ou seja, que apresente diversos tipos de alimentos já que muitos nutrientes devem ser fornecidos ao organismo diariamente.

Além disso, a prática de atividades físicas é fundamental para que o indivíduo mantenha-se saudável e consiga evitar diversos tipos de doenças que estão associadas a uma alimentação ruim e ao sedentarismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top