A doença de chagas é uma infecção causada por um protozoário chamado Trypanosoma cruzi e é transmitida pelas fezes deste animal mais conhecido como barbeiro. O barbeiro vive em casas de pau a pique, embaixo de pedras e em tronco de arvores.
A outra forma que a doença de chagas é tansmitida é pela transfusão de sangue contaminado e também na gravidez quando a mãe passa dela para o filho. A doença também pode ser transmitida por alimentos contaminados pelo barbeiro.
Sintomas da doença
A doença não costuma apresentar sintomas especìficos em sua fase inicial chamada de fase aguda, o que pode ocorrer é febre após uma semana, inchaço no lugar da infecção e manchas pelo corpo como uma alergia. Em alguns casos pode-se constatar batimentos cardíacos autos.
Após a fase inicial da doença, a pessoa infectada pode permanecer muitos anos ou até mesmo o resto da vida sem apresentar nenhum tipo de sintoma. Na fase crônica da doença pode haver problemas relacionados ao coração como incapacidade de bombeamento, arritimias e pode ocorrer aumento dos orgãos.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico da doença é feito através da detecção da infecção trypanosoma cruzi no sangue e o benzonidazole é o medicamento usado na fase aguda da doença e deve ser prescrito e muito bem acompanhado pelo médico.
Já na fase crônica o tratamento é direcionado a amenização dos sintomas e os problemas que surgem no coração deve ser tratados para melhorar o funcionamento do mesmo.
Prevenção
A prevenção desta doença se dá pela extinção dos lugares que propiciam a vida do barbeiro, sempre tomando cuidado com a moradia, tronco de arvores e pedras.