Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Geral Dengue: A doença continua… E a nossa guerra também!

Dengue: A doença continua… E a nossa guerra também!

Se você, diferente de mim, assiste TV, já deve ter visto um sem-número de propagandas falando sobre como é importante a conscientização sobre o risco de dengue e combater a reprodução do mosquito hospedeiro.

Logo no início de toda essa crise epidêmica, apresentamos aqui no Giga Mundo o artigo Dengue – Um problema mundial, falando sobre como estava a situação naquela época, bem como a importância de impedir a reprodução do mosquito e proteção de sua família.

Comparando o “ontem” e o “agora”, é perceptível que a situação está mais controlada. Alguém poderia perguntar: então, por que toda essa publicidade ainda em torno do assunto?

Como dissemos, a situação está melhor controlada, mas o risco ainda é grande e o problema, assim sendo, persiste.

A dengue é muito conhecida por ser um problema com várias “fases epidêmicas” ao longo da história, não somente de nosso país mas em todo o mundo, sendo assim, todo cuidado é pouco.

Bem, para reforçar a importância do assunto, convidamos os nossos leitores a relerem nosso primeiro artigo (o link já foi apresentado anteriormente) e trazemos também algumas recomendações abaixo:

  • Caixas d’água e outros recipientes contendo líquido devem ser mantidos fechados com tampa;
  • Não deixe água acumulada em lajes, calhas, pratinhos de plantas, vasos, garrafas, pneus ou qualquer outro lugar que possa retê-la;
  • Lave semanalmente recipientes usados para armazenar água, como latas, baldes, bacias, tanques d’água;
  • Mantenha o lixo em lixeiras, dentro de sacos plásticos. Jamais jogue em terrenos baldios;
  • Atenção especial com as crianças, uma vez que os pequenos estão geralmente mais desprotegidos que os adultos: o uso de repelentes, inclusive durante o dia, é recomendado.

Abaixo, segue um mapa brasileiro exibindo as áreas afetadas pela dengue em 2006 (infelizmente não consegui um mapa de 2008 🙁 ):

Mapa da dengue no Brasil 2006

Referências Externas

Bem, agora quero apresentar-lhes alguns links onde podem conseguir mais informação relevante sobre o assunto:

Wikipédia – Aqui você conseguirá encontrar muita (muita mesmo!) informação sobre o mosquito Aedes Aegypti, a dengue, prevenção, etc.

Combate à Dengue – Um site focado nesse problema, com informações sobre os sintomas e tipos de dengue e tantas outras coisas.

Dengue.org.br – Um site também sobre a dengue, mas com uma novidade: ele ofere a opção de baixar todo o conteúdo do site em PDF, bem como vários materiais adicionais (até ringtones! 🙂 ).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top