Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Distúrbios e Doenças Artrite reumatoide – sintomas e tratamento

Artrite reumatoide – sintomas e tratamento

Doença inflamatória que provoca deformidades nas articulações dificultando os movimentos nas pessoas, a artrite reumatoide é considerada uma enfermidade que causa grandes dores aos seus portadores. Veremos nesse artigo, qual a melhor maneira de preveni-la e como tratá-la.

Definição e sintomas da artrite reumatoide

A artrite reumatoide é considerada uma doença autoimune que afeta as chamadas membranas sinoviais de várias articulações do corpo humano, além de órgãos internos como, por exemplo, os rins, coração e pulmões.

Se não for diagnosticada e tratada em tempo hábil, o quadro clínico tende a progredir provocando deformação nas articulações que dificultam, ou em casos mais graves chegam a impedir a locomoção do paciente.

De acordo com especialistas da área médica quando começam a se manifestar seus sintomas eles podem ser confundidos com outros tipos de doenças, daí a avaliação correta de um profissional qualificado ser de extrema importância.

Dentre os sinais clínicos que afetam os indivíduos portadores de artrite reumatoide estão: redução do apetite e consequente perda de peso, sensação de cansaço, febre não muito alta, mal-estar, rigidez nas articulações ao acordar, edemas nos joelhos, pés, e juntas das mãos que podem evoluir para uma deformação dessas estruturas, quando não há o devido tratamento.

Diagnóstico e tratamento da artrite reumatoide

O diagnóstico realizado por profissionais especializados é feito através do quadro clínico apresentado pelo paciente, e da realização de exames de imagem, como por exemplo, ressonância magnética, ou raios X, ou então através de exames laboratoriais, como a proteína C reativa e o VHS.

Para que seja realmente comprovado o diagnóstico da artrite reumatoide é necessário que o indivíduo apresente alguns desses principais sintomas: Artrite nas articulações do punho ou da mão com presença de edema, rigidez nas articulações ao acordar, artrite com sintomas de inflamação em pelo menos três áreas do corpo, artrite simétrica nos membros que não precisa ser perfeita, presença de nódulos reumatoides, alterações nas radiografias com a presença de descalcificação nas articulações e o fator sérico positivo para artrite reumatoide.

Artrite Reumatoide

Tratamento da artrite reumatoide

Os especialistas da área médica recomendam que o tratamento deva ser iniciado tão logo a doença seja detectada, para que ele tenha mais chance de ser eficaz, melhorando o prognóstico para o paciente.

Até o presente momento não existe um tratamento medicamentoso que promova a cura definitiva da artrite reumatoide nos seres humanos, no entanto, alguns medicamentos como imunossupressores, analgésicos e anti-inflamatórios não esteroides são utilizados com algum êxito.

Porém, através de outros procedimentos terapêuticos é possível reduzir a intensidade dos sintomas, evitando as possíveis deformidades dos membros através da preservação de sua qualidade funcional.

A fisioterapia e atividade física moderada são recomendadas na grande maioria dos casos, para melhorar as articulações e prevenir a falta de movimentos. Somente em casos nos quais a artrite reumatoide está muito avançada, e o paciente sente muitas dores é que o repouso pode ser recomendado, mesmo assim que houver melhora do quadro doloroso a recomendação é a movimentação do corpo do indivíduo.

Vale ressaltar que a opção pela cirurgia para colocação de próteses só é considerada em casos muito avançados da doença, e vai depender também do estado clínico geral do paciente.

Por Salete Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top