Sempre ouço pessoas reclamarem, dizerem que a vida seria muito melhor se não precisássemos realizar exercícios físicos para manter a saúde. Bem, você até pode não gostar de praticar algum exercício físico, mas eles são essenciais por diversas razões – algumas delas, inclusive, podem fazê-lo mudar de ideia, passando a gostar deles!
Você já deve ter ouvido alguém dizer que você deveria gostar de esportes ou alguma atividade física, pois “exercitar-se faz bem“. Mas por que será que faz tanto bem? Que tal analisarmos um pouco, tanto do ponto de vista fisiológico quanto psicológico.
A atividade física ajuda a melhorar a circulação sanguínea, o que ajuda e muito a reduzir riscos de doenças cardiovasculares. Além disso, com uma melhor irrigação sanguínea de várias partes de nosso corpo, não somente os músculos, mas também os nossos órgãos passam a trabalhar melhor.
E por falar em músculos, não há como negar quão bem os exercícios físicos fazem para nossos músculos e ossos, tornando os primeiros mais fortes, tonificados, prontos para nossas necessidades diárias, e melhorando as articulações dos segundos – sim, se você não pratica muitas atividades físicas pode sentir algum desconforto em certas articulações devido à falta de movimentação das mesmas.
Há também a contribuição psicológica, pois você sabe que está dedicando um tempo a si mesmo, à sua saúde. Só isso já basta para que tenhamos muitos resultados positivos, pois quando você pratica um esporte, corrida ou caminhada você está reafirmando consigo mesmo o compromisso por uma vida mais saudável – seu corpo e cérebro agradecem.
Voltando a falar do ponto de vista fisiológico, podemos dizer que o exercício físico ajuda a melhorar a qualidade de seu sono – e com uma melhor qualidade de sono, você descansa mais, e se você descansa mais, seu corpo estará muito melhor no dia seguinte. E mais uma vez falando do ponto de vista psicológico, vale lembrar que quando se pratica algum exercício que se gosta de verdade o mesmo passa a ser uma distração, um hobby, não mais um “sacrifício”.
E, por fim, vale lembrar que a prática de atividades físicas leva à produção de certos neurotransmissores que provocam a sensação de bem-estar, fazendo com que se sinta ainda melhor consigo mesmo!
E então, encontrou razões suficientes para entender porque exercitar-se faz tanto bem? Precisa de mais alguma justificativa? Se sim, basta continuar lendo o nosso blog!